Conferência da CPLP vai reunir físicos no Rio de Janeiro

Data de publicação  05/06/2012, 11:29

A cidade do Rio de Janeiro vai ser sede, nos próximos dias 10 a 12 de setembro, da segunda edição da Conferência de Física da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CF-CPLP). Na ocasião, será celebrado o Ano de Portugal no Brasil, evento oficial que se inicia no dia 7 de setembro.

A Conferência dará prioridade a quatro eixos temáticos: a) Física Nuclear e de Partículas Elementares, b) Física de Plasmas, c) Física da Matéria Condensada e Nanotecnologia e d) Educação e Atividades de Extensão em Física. A partir destas discussões, pretende-se estabelecer novas colaborações entre os países da CPLP e fortalecer as já existentes.

Os principais responsáveis pela organização local da Conferência são os professores Ricardo Galvão, da Universidade de São Paulo (USP), representando a Sociedade Brasileira de Física, e Horácio Fernandes, do Instituto Superior Técnico, representando a Sociedade Portuguesa de Física.

Podem participar pesquisadores, estudantes e professores na área de Física. Os interessados a submeter resumos têm até o dia 15 de julho para enviar os trabalhos. Dependendo do financiamento obtido para o encontro, serão disponibilizadas bolsas para suporte à viagem de alunos de doutoramento e pos-docs.

1ª Conferência

A primeira Conferência aconteceu em Maputo, capital da República de Moçambique, em setembro de 2010. A escolha da cidade se deu pelo frutífero cruzamento de civilizações e culturas, com uma dominância das culturas bantu e portuguesa, mas também com influências árabes, indianas e chinesas.

O tema principal foi o papel da física e das suas aplicações na educação e no desenvolvimento nos países de língua portuguesa. A conferência foi conduzida com um fórum, organizado em sessões plenárias convidadas, sessões orais e cartazes, permitindo a cientistas, professores e industriais discutir em conjunto seus trabalhos e as tendências atuais em áreas de grande interesse para o desenvolvimento científico, econômico e humano-social da CPLP.

Mais informação sobre evento no site: http://www.sbfisica.org.br/cfcplp/