Software do Desafio Sebrae estará disponível para download quarta (13)

Data de publicação  11/06/2012, 14:37

As equipes de alunos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) inscritas no Desafio Sebrae 2012 deverão fazer download do jogo virtual da competição nesta quarta-feira (13) no site oficial. Após instalar o software, os competidores devem aguardar o início da competição, que será anunciado no próprio site. A Unilab concorre com cinco equipes com 21 alunos.

O Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa. Durante mais de seis meses, universitários de todo o país, organizados em equipes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe. O tema da edição deste ano é fruticultura e os competidores trabalharão com três linhas de produto: polpa, suco e sorvete de frutas tropicais, tomando decisões relacionadas à produção (fábrica) e à prestação de serviços de alimentação (loja).

A coordenadora de extensão da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppge), Samia Maluf, explica que a Unilab tem incentivado seus alunos a participar de projetos que simulem situações que eles vão enfrentar no mercado de trabalho. “Para mim é motivo de orgulho fazer parte de uma instituição que tenha alunos tão envolvidos com as atividades acadêmicas e abertos para vivenciar novas experiências, tal como a que propusemos. Tenho certeza que essa experiência será extremamente importante para a formação dos alunos, pois será uma simulação do mundo real”, avalia.

Três competidores da equipe Sabor Tropical

A Unilab vai participar da competição com as equipes Genei Ryodan; Rapadura com Farinha; Sabor Tropical; Tropicais e UP. Antônio Fernando de Barros Pereira Pinto, de 19 anos, Wilson de Souza, de 25 anos, e Eliene Campelo, de 23 anos, alunos do Curso de Agronomia, integram a equipe Sabor Tropical. Eles destacam os benefícios para a formação acadêmica que a participação no Desafio Sebrae pode trazer. “Vamos aprender muito sobre empreendedorismo e isso será importante para a nossa atividade. Como profissional, vamos lidar com agricultores e esse conhecimento vai facilitar nosso diálogo com eles”, diz Eliene.

O estudante Fernando Pinto, de Moçambique, diz que se interessou em participar do jogo virtual mais por ser uma opção de aprendizado associado ao lazer. “Vou mais para me distrair já que o trimestre foi muito pesado. Mas acho que vai ser interessante aprender brincando”, diz. O colega Wilson de Souza percebe outra vantagem na competição. Ele explica que no jogo, os participantes da mesma equipe terão que partilhar todas as decisões e dividir responsabilidades para que o negócio virtual tenha êxito. “Como uma empresa de verdade teremos que dialogar a todo instante. Isso será um exercício de responsabilidade para aprendermos a trabalhar em equipe”, diz.

O que é
O Desafio Sebrae é um jogo que alia o aspecto lúdico à formação do estudante ao simular a concorrência entre empresas em um mercado virtual. O objetivo principal é disseminar a cultura empreendedora para os universitários que buscam caminhos para o começo de sua vida profissional. O jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolve a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios.

Fases
A competição é dividida em cinco fases, sendo três virtuais e duas presenciais. O jogo começa com mais de 150 mil participantes inscritos e termina com apenas uma equipe vencedora.

1ª fase: classificação estadual
2ª fase: semifinal estadual
3ª fase: final estadual
4ª fase: semifinal nacional
5ª fase: final nacional

As etapas estaduais são jogadas via internet. As fases semifinal nacional e final nacional são presenciais em Salvador/BA. Na fase internacional, participam os vencedores nacionais de cada país participante do Desafio Sebrae.

Promoção
O Desafio Sebrae é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

Como funciona
O jogo utiliza um software de gerenciamento que durante a competição avalia as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. Essas decisões são comparadas com as dos concorrentes, o que resulta em uma pontuação para as equipes ao final de cada rodada de decisão. Ao final de cada fase, a pontuação acumulada das equipes é utilizada para gerar o ranking. Os critérios de pontuação encontram-se no manual do participante e os de classificação no regulamento do jogo.

Premiações
Todos os integrantes dos oito grupos que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As três primeiras equipes colocadas receberão um curso de inovação oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio Sebrae.

Mais informações no SITE do Desafio Sebrae