Comitiva da Unilab entrega projeto de preservação do Rio Aracoiaba para deputado Ariosto Holanda

Data de publicação  15/06/2012, 15:11

Reitor entrega documento para o deputado Ariosto Holanda

A equipe da Unilab entregou, na manhã desta sexta-feira (15), o projeto “Diagnóstico socioambiental e proposição de medidas para revitalização do Rio Aracoiaba” para o deputado federal Ariosto Holanda, durante a realização do I Encontro de Assistência Tecnológica às Micro e Pequenas Empresas do Maciço de Baturité. O encontro aconteceu no CVT de Aracoiaba.

Equipe da Unilab participa de evento com o deputado Ariosto Holanda e representante da AMAB

Estavam presentes o reitor Paulo Speller, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE), Stela Meneghel, o pró-reitor de Planejamento, Fernando Afonso, e o coordenador da Área de Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável, George Mamede.

Reitor Paulo Speller

Na ocasião, o reitor Paulo Speller destacou a importância da Unilab para a região do Maciço de Baturité e a busca pela integração internacional. “Há uma identificação entre os nossos objetivos e o que está sendo realizado para as melhorias do Maciço de Baturité. Queremos levar e trazer conhecimentos. Dessa forma, aproveitamos essa oportunidade para entregar este documento que busca a qualidade de vida da região e, principalmente para as pessoas que vivem próximas ao Rio Aracoiaba”, declarou.

Deputado Ariosto Holanda

Durante a entrega do projeto, o deputado Ariosto Holanda avaliou esse momento. “Agora é o coroamento dos encontros que já tivemos com a equipe da Unilab. A bancada federal já aprovou o destino de recursos para a UFC, a Unilab e o IFCE. Parte dessa verba já está assegurada”, garantiu. O deputado disse ainda que vai levar esse material para a Câmara Federal e analisar a demanda junto com os demais parlamentares. “Vamos conclamar os deputados que atuam na região do Maciço para também contribuir com essa ação”, complementou.

O projeto pretende elaborar um diagnóstico socioambiental para determinar um conjunto de ações de revitalização do rio Aracoiaba, que atende os municípios de Aracoiaba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Mulungu e Redenção. Após realizado o diagnóstico, serão apontadas as medidas que devem ser feitas para minimizar os impactos da interferência humana na área.

Colaborador do projeto, George Mamede

O orçamento do projeto prevê ainda a construção do Centro de Pesquisa Socioambiental. Com esse novo local, o colaborador do projeto George Mamede afirmou que “vai permitir que se façam análises e estudos sobre a situação de rios e mananciais de diferentes lugares”.

A Unilab vai contribuir principalmente com a parte técnica do projeto, que conta ainda com as seguintes instituições parceiras: Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (AMAB), a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), a Secretaria das Cidades e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Aracoiaba (STTR).