Professora da Unilab ganha Menção Honrosa do Prêmio da Capes de Tese

Data de publicação  15/06/2012, 16:44

Juliana Jales é professora do Curso de Enfermagem

A professora do curso de Enfermagem da Unilab, Juliana Jales Celestino, conquistou a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese – Edição 2011 na área de Medicina Veterinária. A premiação é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Juliana concluiu o curso de doutorado na Universidade Estadual do Ceará (Uece), através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. Ela explica que a pesquisa desenvolvida na tese tem como proposta compreender melhor a fisiologia reprodutiva dos caprinos e maximizar o potencial reprodutivo das fêmeas. “Essa pesquisa terá um impacto no aumento do número de filhotes”, diz.

O título do trabalho foi RNAm do Kit Ligand (KL), Proteína Morfogenética Óssea 15 (BMP-15) e do Fator de Crescimento Epidermal (EGF) e o efeito das respectivas proteínas sobre o desenvolvimento in vitro de folículos pré-antrais caprinos. Ela explica que durante a pesquisa, que está em desenvolvimento, folículos pré-antrais em estágio inicial – que em estado natural apenas 0,1% prosseguiriam até a ovulação – são manipulados em laboratório para serem maturados, fertilizados e se transformarem em embriões in vitro que, futuramente, serão transferidos para fêmeas de caprinos.

Segundo ela, atualmente a pesquisa está na fase de aumentar as taxas de maturação dos óvulos para a realização da fertilização in vitro. Para Juliana, o reconhecimento com a Menção Honrosa do Prêmio Capes vai dar mais visibilidade à pesquisa. “Esse prêmio abrirá portas para tentarmos financiamento junto a órgãos de fomento de pesquisa”, avalia.