Cineclube Unilab exibe documentário Ciclovida nesta quarta-feira (20)

Data de publicação  18/06/2012, 15:53

Na programação desta Quarta Cultural na Unilab, será apresentado o documentário Ciclovida. O longa-metragem narra a saga de um grupo de campesinos sem-terra numa viagem do Ceará à Buenos Aires, de bicicleta, com o objetivo de fomentar as discussões em torno das sementes naturais. A exibição, que é gratuita e aberta ao público, será às 19 horas, no Anfiteatro do Campus da Liberdade. Após o filme, haverá um bate-papo com Manoel Inácio do Nascimento e Ivânia de Alencar, casal de pequenos agricultores cearenses que participou da viagem.

O Cineclube Unilab é uma realização da Coordenação de Ações Culturais, ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE). Segundo o coordenador de Arte e Cultura, Fernando Leão, o objetivo do projeto é criar um espaço de diálogo sobre cultura e sociedade por meio da exibição de filmes/documentários e debate com diretores, elenco e outras pessoas envolvidas com as produções cinematográficas.

O documentário Ciclovida tem 76 minutos, dirigido pelo coletivo de mesmo nome e produzido pelos irmãos norte-americanos Matt e Loren Feinstein. No filme, o casal de agricultores do Assentamento Manduladino, em Pentecoste-CE, leva em sua bagagem, além das poucas roupas e um chapéu para proteger do sol, questões importantes a cerca dos biocombustíveis, da remoção de comunidades tradicionais, das sementes híbridas e transgênicas, do uso de agrotóxicos.

O documentário Ciclovida fez turnê por várias cidades nos EUA, foi escolhido o “Melhor Documentário” na categoria Conservação do Green Screen Environmental Festival Film/2010 e selecionado para o Blue Planet Film Festival em Los Angeles, EUA, e Byron Bay Film Festival, na Austrália. No Brasil, o documentário já foi exibido em cidades do Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Pará e Minas Gerais.

CINECLUBE UNILAB apresenta:

Filme: CICLOVIDA

Data: 20/06/12 (Quarta-feira)

Local: Anfiteatro da UNILAB (Avenida da Liberdade, 03. Centro. Redenção-CE)