Professora da Unilab visita a Universidade Texas A&M

Data de publicação  18/06/2012, 15:00

A professora Socorro Rufino, do Curso de Agronomia, realizou visita institucional a Universidade Texas A&M nos Estados Unidos durante o mês de junho. A  universidade, sexta maior instituição de ensino americana, conta hoje com 50.000 estudantes (sendo 9.000 de pós-graduação) e tem atuação em vários continentes, inclusive na África.

Na ocasião, a professora visitou o Laboratório de Compostos Bioativos de Plantas e Bioprocessamento sob a coordenação do Prof. Dr. Luis Cisneros-Zevallos, que trabalha na caracterização de compostos químicos de plantas de interesse para a nutrição e saúde.

Prof. Dra. Socorro Rufino com Dr. Roger Norton

Socorro Rufino também foi recebida pelo Dr. Roger Norton, Diretor de Iniciativas para as Américas do Escritório de Relações Internacionais (equivalente a Pró-Reitoria de Relações Internacionais) vinculado à Reitoria da Texas A&M. Durante a ocasião, a professora falou sobre a proposta da Unilab e o interesse em uma futura parceria, tendo em vista que a Texas A&M é uma das mais tradicionais e reconhecidas nos EUA nas áreas de agricultura e engenharia.

Aproveitando a visita, a professora entregou uma cópia de um modelo de convênio “guarda-chuva” entre as duas instituições para análise da Texas A&M. O Dr. Roger elogiou a proposta de atuação da UNILAB e comentou que a mesma pode contribuir bastante com os países de língua portuguesa da África e de outros continentes. Além disso, demonstrou interesse em realizar parceria especialmente para envio de estudantes da Texas A&M para realizarem estágios na Unilab e vice-versa.

De acordo com o Dr. Roger Norton, na área de Agricultura, a Universidade Texas A&M dispõe de uma fazenda com mais de 9 mil hectares, localizada na província de Limpopo, África do Sul, a menos de 500 km da região de Moçambique. A referida área está sendo estruturada para receber alunos e professores que queiram desenvolver trabalhos na África. A universidade americana também possui outra fazenda na Costa Rica, com a mesma finalidade.

Como existe a previsão de um grupo da Texas A&M visitar o estado de Pernambuco no segundo semestre de 2012, a professora Socorro Rufino está tentando articular com a Gerente de Programas para América do Sul, a MSc. Maria Alves, uma visita também à Unilab.

Logo apos reunir-se com o Dr. Norton, a professora também apresentou um seminário sobre nossa instituição. “Fiquei bastante impressionada com a Texas A&M e sua atuação. O fato de ser destaque há mais de 100 anos em agricultura e engenharias, inclusive de energia e petróleo, favorece bastante uma futura parceria com a UNILAB”, afirmou a Professora.