Alunos aprovam continuidade das atividades de esporte e lazer

Data de publicação  20/06/2012, 17:42

As atividades ocorrem no Ginásio Poliesportivo Tarcísio Bonfim, por trás da Unilab

A continuidade das atividades de esporte e lazer da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) no Ginásio Poliesportivo Tarcísio Bonfim, anexo à sede da Secretaria da Educação de Redenção, foi muito bem recebida pelos alunos, principalmente pelos calouros. Durante o recesso letivo, os jogos de vôlei, futsal e a natação têm servido de estímulo para os alunos se integrarem aos futuros colegas de classe e à universidade. A realização das atividades recreativas é um projeto da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE), ligada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

As amigas Carmen, Ailene e Jezabel

As amigas calouras Carmen Delgado, do Curso de Administração Pública; Jezabel do Nascimento, de Ciências Humanas; e Ailene Rosa, do Curso de Letras/Português se divertiam, na tarde desta quarta-feira (20), na piscina do Ginásio. Elas afirmam que enquanto as aulas não começam, as atividades são uma oportunidade de quebrar a rotina. “Estamos com muito tempo livre e ainda sem aulas. Então, é uma diversão”, diz Carmen. “É muito bom porque a gente aproveita pra manter a forma”, complementa Jezabel. Já Ailene diz esperar que as atividades recreativas e esportivas continuem após o início do trimestre letivo. “Como a rotina de estudos é bem puxada, ajuda a desestressar um pouco”, avalia.

O educador físico da Unilab, Jorge Marinho, que orienta as atividades, avalia que desde o início do projeto, há cerca de um mês, os alunos têm se mostrado mais integrados entre eles. “No início, muitos deles, principalmente os estrangeiros, como por exemplo, os timorenses, chegavam sem jeito, não sabiam como interagir. As atividades e os jogos ajudaram a quebrar o gelo e a amenizar as diferenças culturais entre eles”, diz. Segundo Jorge, o objetivo do projeto também é formar times para participar dos jogos universitários. “Já estamos tendo destaques no futsal e no vôlei”, revela.

O timorense Blasco já fez amigos na Unilab

Blasco Quefi, do Timor Leste e calouro do Curso de Ciências da Natureza e Matemática, é um dos alunos que já têm experiência na prática do vôlei. Ele participava da seleção de vôlei de Usitasae, sua cidade no Timor Leste. “Estou muito contente por poder jogar aqui. Ajuda a matar um pouco da saudade que sinto e eu ainda pude conhecer amigos”, diz.

Soraya: uma promessa no vôlei

Soraya Figueiredo, de Cabo Verde e aluna do Curso de Administração Pública, também é uma promessa para a formação de uma futura seleção de vôlei na Unilab. Durante uma partida, na última quarta-feira, ela era a única representante feminina em quadra. “Já tenho experiência. Já jogava em Cabo Verde, por isso acho normal jogar com eles”. Os gritos de “deixa, deixa” para os companheiros na disputa por uma bola comprovam a veracidade da afirmação.

Para Acácio, os jogos ajudam na integração

Já Acácio de Souza, calouro do Curso de Agronomia, participou das atividades esportivas pela primeira vez na quarta-feira e pretende continuar a frequentar as partidas de vôlei. Morador de Itaitinga, segundo ele, o projeto é uma oportunidade para conhecer seus colegas de universidade antes do início das aulas. “A gente fica ansioso pra começar as aulas. Desta forma, vir pra cá é uma forma de interagir”.

Veríssimo e secretária Neisse: projetos de parceria entre Unilab e município de Redenção são ampliados

O coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo, explica que a retomada das atividades recreativas e esportivas é resultado de mais uma parceria entre a Unilab e a Secretaria de Educação de Redenção. “É uma parceria contínua que já vem se desenrolando há muito tempo e tem tido resultados muito positivos para o Município de Redenção e para a Unilab”, diz. Ele cita como exemplo os projetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) que levam para dentro da sala de aula das escolas da rede municipal de ensino professores e bolsistas da Universidade numa troca recíproca de experiências e didáticas.

A secretaria de Educação de Redenção, Neisse Evangelista, diz que as parcerias firmadas com a Unilab têm fortalecido o ensino municipal e dado projeção às ações desenvolvidas pela pasta. “Desde sua implantação, temos sido parceiros da Unilab e tentado contribuir. Essa interação cada vez maior entre nossos professores e profissionais com alunos e professores da Unilab tem fortalecido o processo de ensino nas escolas de Redenção como um todo”, avalia.

Como ação da Secretaria de Educação também serão realizadas atividades recreativas e esportivas no Ginásio Poliesportivo Tarcísio Bonfim. O Projeto Esporte e Lazer da Cidade oferecerá oficinas de dança e aulas de hidroginástica abertas à comunidade e gratuitas.

SERVIÇO:

Atividades da Secretaria de Educação abertas à comunidade:

Oficinas de Dança

Segundas e quartas-feiras

Horário: 17 horas às 19 horas

Aulas de hidroginástica

Terças, quintas-feiras e sábado, das 16 horas às 17 horas

Segundas e quartas-feiras, das 18 horas às 19 horas.

Atividades de lazer e esporte para alunos da Unilab

Futsal – Vôlei – Natação

Dia e horário: Segundas, quartas e sextas – 11h30 às 16h30