Mostra de Filmes Unilab começa nesta sexta-feira (22)

Data de publicação  21/06/2012, 15:47

Nesta sexta-feira (22), das 14 horas às 16 horas, começa a Mostra de Filmes Unilab no anfiteatro do Campus da Liberdade, Redenção. Os filmes selecionados têm como cenários países africanos, alguns membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e o Timor Leste. A mostra é promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppge), através da Coordenação de Arte e Cultura (CAC). A programação segue até o dia 29.

O primeiro filme da mostra, nesta sexta-feira, 22 de junho, é o “Atlantico Negro: Na Rota dos Orixás”, documentário que relata a importância do continente Africano na construção da sociedade brasileira. Na segunda-feira, 25 de junho, data em que se comemora a independência de Moçambique de Portugal, será exibido o filme “Moçambique – No Outro Lado do Tempo”, coletânea de imagens únicas, inéditas e inesquecíveis do país referentes ao início dos anos de 1970.

Na terça-feira, 26 de junho, o filme “Nha Fala”, uma comédia musical, narra a trajetória de Vita, de Cabo Verde, que vive um dilema entre se tornar cantora e obedecer à regras simbólicas de sua família e comunidade. Na quarta, 27 de junho, “Balibo” conta a história de cinco jornalistas australianos que desaparecem durante a invasão do Timor Leste pela Indonésia. “Guerra do Kuduro”, produção angolana, será exibido quinta-feira, 28 de junho. O filme relata a guerra de dois subúrbios da cidade de Luanda, os Lambas do Sambizanga e os Vagabandas do Rangel, pelo amor de uma jovem.

No último dia da mostra, na sexta-feira, 20 de junho, será exibido “Lugar Nenhum na África” que narra a história da família Redlich que em 1938, pouco antes de estourar a 2ª Guerra Mundial, foge da Alemanha e se instala no Quênia, na África. Lá, a família constrói uma relação de amor ao país e de ligação com seus habitantes. A Mostra de Filmes Unilab é gratuita e direcionada para todos os alunos da Unilab.

SERVIÇO:

Mostra de Filmes Unilab

Local: anfiteatro – Campus da Liberdade – Redenção

Data: de 22 de junho a 29 de junho

Horário: das 14 horas às 16 horas.

VEJA A PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (22)

Atlântico Negro: Na Rota dos Orixás

O documentário Atlântico Negro: Na Rota dos Orixás é um filme que retrata a importância do continente Africano na construção da sociedade brasileira. Esta estruturação cultural mostra a semelhança existente entre estes povos, dentre estes laços: religiosidade, musicalidade, fala, hábitos alimentares, estrutura familiar e manifestações culturais.

Segunda-feira (25)

Moçambique – No Outro Lado do Tempo

É uma coletânea de imagens únicas, inéditas e inesquecíveis referentes ao início dos anos 70 em Moçambique.

Terça-feira (26)

Nha Fala

Em Cabo Verde, todos os acontecimentos que regem a vida social viram música. Mas na família da jovem Vita, uma lenda promete a morte a quem tentar cantar. Na França, onde Vita estuda, ela encontra Pierre, músico, por quem se apaixona. Ela canta e Pierre descobre a beleza de sua voz, convencendo-a a gravar um disco que se torna sucesso. Mas Vita desafiou a tradição, e decide então voltar à casa para confessar à sua família e receber o castigo.

Quarta-feira (27)

Balibo

Enquanto a Indonésia se prepara para invadir a antiga colônia portuguesa do Timor Leste em 1975, cinco jornalistas australianos desaparecem. Quatro semanas depois, o veterano correspondente Roger East é chamado ao Timor Leste pelo jovem e carismático José Ramos-Horta para contar a história de seu país e investigar o desaparecimento dos jornalistas. Enquanto aumenta a determinação de East para descobrir a verdade, a ameaça de invasão se intensifica, e uma improvável amizade nasce entre o último correspondente estrangeiro no Timor Leste e o homem que se tornará presidente e um dia vencerá o Prêmio Nobel da Paz.

Quinta-feira (28)

Guerra do Kuduro

O filme A Guerra do Kuduro é uma obra do realizador Henrique Narciso “DITO”, que faz uma incursão sobre a problemática deste estilo musical e dança nacional, com um elenco constituído majoritariamente por Kuduristas. Os principais atores deste longa-metragem é o Nagrelha (OS LAMBAS) e Puto Mira (VAGABANDA) que disputam pelo amor de uma linda jovem.

Sexta-feira (29)

Lugar Nenhum na África

Em 1938, pouco antes de estourar a 2ª Guerra Mundial, a família Redlich foge da Alemanha e se instala no Quênia, na África. Lá o advogado Walter Redlich passa a trabalhar numa fazenda, enquanto sua mulher Jettel, filha de uma família burguesa, tenta se adaptar à nova vida. Regina, a filha do casal, cresce e aprende a língua e os costumes locais, encontrando no cozinheiro Owunor um amigo. Quando a guerra está acabando Walter recebe uma proposta para atuar como juiz em Frankfurt. Depois de tantos anos em que aprenderam a amar o novo país, Jettel e Regina começam a duvidar se voltarão para a Alemanha com ele.