Nota do reitor Paulo Speller sobre greve dos servidores

Data de publicação  24/06/2012, 11:20

Greve nas Universidades Federais Brasileiras

A expansão da rede de instituições de educação superior (IES) em nosso país está a exigir a viabilização de condições que assegurem a sua pertinência social e acadêmica. Foi precisamente nestes termos que o Brasil e mais de cem outras nações subscreveram a Declaração Final da Conferência Mundial de Educação Superior da Unesco em 2009. Em todo o mundo não restam dúvidas sobre o papel estratégico que compete às IES, em especial as públicas, na construção de uma sociedade mais justa e equânime, sobretudo no quadro do combate às desigualdades sociais e regionais.

No caso das nossas universidades federais, a atualização e equiparação das carreiras dos servidores docentes e técnico-administrativos às carreiras de Estado se colocam como prioridade para a sua consolidação e contribuição ao desenvolvimento brasileiro, a fim de permitir a adequada formação de quadros profissionais, docentes e para a pesquisa, bem como fortalecer os campos da investigação, da extensão e do desenvolvimento institucional. Assim o exigem a criação de dezoito novas universidades federais e mais de duzentos novos campi, a duplicação de matrículas, a autorização de contratação de milhares de novos servidores e o expressivo volume de recursos financeiros disponibilizados pelo governo federal nos últimos anos.

A greve deflagrada por servidores das universidades federais em nível nacional deve, portanto, receber por parte do governo federal a imediata atenção, minimizando prejuízos que a todos afeta: estudantes, docentes, técnicos-administrativos, enfim, toda a sociedade. A maturidade das representações e a mobilização dos servidores têm prevalecido e contribuem para que o diálogo se mantenha como a forma mais adequada para o entendimento.

Cabe à Andifes, legítima representante dos reitores das Universidades Federais, manifestar a sua profunda preocupação e, na medida do possível, apoiar as negociações entre governo e sindicatos para que ambos cheguem a bom termo rapidamente. O reitor da Unilab, presente à reunião plenária da Andifes nesta segunda-feira (25/06), em Ouro Preto, levará a voz do Campus da Liberdade, reiterando as justas demandas de seus servidores.

Paulo Speller, reitor pro-tempore