Edital preliminar da Capes aprova cursos a distância da Unilab

Data de publicação  27/06/2012, 11:22

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga o resultado preliminar do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), por meio do Edital 19/2012. Dentre as 47 contempladas, está a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) que, a partir de janeiro de 2013, poderá iniciar as aulas, na modalidade a distância, de cursos de graduação e pós-graduação na área de Administração. O resultado final vai ser divulgado no dia 16 de julho, por meio do site da Capes.

Ao todo serão 1.200 vagas, sendo 300 para o curso de graduação, bacharelado, em Administração Pública, 300 para a especialização em Gestão Pública, 300 para a especialização em Gestão Municipal e 300 para a especialização em Gestão em Saúde.

Com estes novos cursos, a Unilab vai ampliar a atuação para outras regiões do estado do Ceará, onde terão os Pólos de Apoio Presencial, localizados nos municípios de Limoeiro do Norte, Aracati, Piquet Carneiro, Aracoiaba e Redenção (na sede da Unilab). O Pólo de Apoio auxilia ao estudante de educação a distância (Ead) a participar dos encontros presenciais, fazer as provas, apresentar trabalhos e ter acesso a biblioteca e aos laboratórios de informática.

Coordenadora da CEAD e da UAB/Unilab, professora Maria Aparecida

Segundo Maria Aparecida da Silva, coordenadora da Coordenadoria da Educação Aberta e a Distância (Cead), a Unilab vai sair do Maciço de Baturité e possibilitar a inserção de outros grupos sociais. “O perfil do estudante da Ead, geralmente, é aquele que tem mais de 30 anos, saiu do ensino regular há algum tempo, já trabalha e não teria a possibilidade de vir todos os dias para a Unilab assistir às aulas. Isso é a expansão do acesso ao Ensino Superior”, explica a coordenadora.

As aulas estão previstas para iniciar a partir de janeiro de 2013, com o processo seletivo em novembro deste ano. A ideia é que novos cursos sejam ofertados em breve. Maria Aparecida da Silva destaca ainda o esforço da Universidade em promover ações voltadas para a educação a distância. “Estamos trabalhando para este projeto desde outubro de 2010. Esse resultado do PNAP é o reconhecimento do nosso esforço, da maturidade da equipe de docentes e da estrutura adequada da Unilab. Com isso, a Universidade atinge a um mesmo patamar de instituições que estão há muito tempo em funcionamento”, complementa a coordenadora da Cead.