IBICT e Unilab estabelecem parceria na área de tecnologia da informação

Data de publicação  29/06/2012, 11:26

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) firmam acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de ferramentas de informação para atividades de gestão e pesquisa. A parceria foi estabelecida entre o reitor a Unilab, Paulo Speller, e o diretor do IBICT, Emir José Sauiden.

Reitor Paulo Speller

O reitor Paulo Speller avalia que o convênio vai apoiar a infraestrutura estratégica da Unilab. “Com essa parceria, o IBICT vai contribuir para a operacionalização de sistemas de informação da Universidade e apoiar a customização de tecnologias adequadas à realidade da Unilab, além de termos acesso aos recursos técnicos disponibilizados pelo Instituto”, esclarece o reitor, que relembra ainda a época em que conheceu o diretor do IBICT, Emir José Sauiden, no movimento estudantil da Universidade de Brasília (UnB), na década de 1960.

Emir Suaiden, durante o Colóquio de Língua Portuguesa, em abril deste ano

Sobre o IBCT

A transferência de tecnologias da informação é uma das ações que consolidaram o IBICT como referência na área no Brasil e no exterior. Por meio do repasse de ferramentas e metodologias a outras entidades interessadas na captura, distribuição e preservação da produção intelectual científica e tecnológica, o Instituto busca promover a socialização e a integração do conhecimento científico-tecnológico.

Dentre as atividades, estão a coleta automática de registro e disseminação de teses e dissertações, a editoração de revistas eletrônicas e os repositórios de documentos digitais de diversas naturezas. Em 2009, o IBICT assumiu novos rumos em ações de cooperação internacional atuando para disponibilizar o acesso a bases de dados internacionais. Entre seus projetos está o Bureau Brasileiro para Ampliação da Cooperação Internacional com a União Europeia (B.Bice), que apoia as atividades de cooperação internacional entre o Brasil e a União Europeia. Segundo a direção do Instituto, as parcerias são o caminho de consolidação dos alguns dos futuros projetos do IBICT.