Iniciativa premia práticas voltadas para o meio ambiente

Data de publicação  02/07/2012, 13:00

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa pertencente ao Ministério do Meio Ambiente, abre inscrições, até 14 de setembro, para a Quarta Edição do Prêmio Melhores Práticas da A3P. Podem se inscrever órgãos e instituições públicas participantes da Rede A3P. As inscrições são gratuitas.

O Prêmio está dividido em quatro categorias: Gestão de Resíduos, Uso Sustentável dos Recursos Naturais (Água ou Energia), Inovação na Gestão Pública e Destaque da Rede A3P (para organizações integrantes da Rede, mas que ainda não possuam Termo de Adesão). Os órgãos e instituições podem se inscrever em mais de uma categoria, enviando uma ficha de inscrição e um relatório para a candidatura de cada iniciativa.

Vão ser premiados os três primeiros colocados com troféus e uma menção honrosa em cada categoria. O Prêmio é uma maneira de compartilhar informações que sirvam de inspiração ou referência para iniciativas de outras instituições.

Agenda Ambiental na Administração Pública

A Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do Governo. Ele está dividido em cinco eixos temáticos: Gestão Adequada dos Resíduos, Licitação Sustentável, Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho, Sensibilização e Capacitação dos Servidores e Uso Racional dos Recursos.

O programa busca sensibilizar gestores públicos para as questões socioambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental nas atividades administrativas, por meio da adoção de ações que promovam o uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, o manejo adequado e a diminuição do volume de resíduos gerados, ações de licitação sustentável / compras verdes e ainda ao processo de formação continuada dos servidores públicos.

Mais informações no SITE.