Torneio Esportivo Independência da Unilab começa com muita vibração e integração entre estudantes

Data de publicação  02/07/2012, 17:16

O Torneio Esportivo Independência da Unilab teve início na tarde desta segunda-feira (02). Serão cinco dias de competição nas modalidades de futsal e vôlei. A final será na quarta-feira, 11 de junho. O evento é organizado pela Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE), da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). O torneio faz parte das comemorações da independência dos países africanos Cabo Verde, no próximo dia 05, e São Tomé e Príncipe, dia 12. Neste dia, será feita a entrega das premiações aos vencedores das competições.

A pró-reitora Jacqueline e parte da equipe da CAE com o time Agro F.C

A equipe Manchester United também jogou a primeira partida

Durante a abertura do Torneio Esportivo Independência, no Ginásio Poliesportivo Tarcísio Bonfim, a pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, anunciou que esta será a primeira edição do evento. Segundo ela, em setembro, será realizado um torneio esportivo para comemorar a independência do Brasil (7 de setembro) e de Guiné-Bissau (24 de setembro); e em novembro haverá mais uma edição para marcar a independência da Angola (10 de novembro) e de todas as outras nações parceiras da Unilab (Moçambique e Timor Leste).

A torcida reagia com gritos de incentivo a cada drible

Na primeira partida de futsal do Torneio Esportivo Independência, estudantes da Unilab fizeram muita festa nas arquibancadas do Ginásio Poliesportivo Tarcísio Bonfim, anexo à sede da Secretaria da Educação de Redenção, parceira da Unilab no evento. A cada drible dos jogadores de seus times, a plateia reagia com gritos de motivação. Os gols eram motivo de muita dança e vibração.

Mauro (esq) comemorou o aniversário no Torneio

O estudante Elves Mauro Boa Esperança dos Santos, de São Tomé e Príncipe e aluno do Curso de Ciências da Natureza e Matemática, tinha um motivo especial para comemorar a vitória, por cinco a zero, de seu time, batizado de Agro F.C, sobre o Manchester United. Completando 18 anos, antes do início da partida, ele foi surpreendido com parabéns de todos os amigos. “Estou muito feliz e emocionado. Apesar de ser a primeira vez que comemoro meu aniversário fora do meu país, estou tranquilo. O torneio é uma boa iniciativa porque ajuda na nossa integração”, destaca. Na próxima quarta-feira (04), será ele mesmo em campo disputando uma partida de futsal no time Afroboll.

Adelino e Stallone marcaram dois gols, cada.

Adelino Lucena, de 22 anos e aluno do Curso de Agronomia, concorda que o Torneio é uma oportunidade de trocar experiências com os colegas, principalmente com aqueles vindos de outros países africanos ou do Timor Leste. “Como tínhamos que compor a equipe com metade de brasileiros e estrangeiros, isso motivou nossas conversas”, disse. Adelino foi o autor de dois gols na partida, juntamente com o são-tomense Stallone Soares, que foi apelidado pelo professor e educador físico, Jorge Marinho, de Balotelli, referência ao craque da Seleção Italiana. “Quero ser como ele, um matador da minha equipe, e a minha missão é levar meu time até a final”, vibrou Stallone.

Os times de vôlei são mistos

Mas a tarde desta segunda-feira também foi de vôlei. E nessa modalidade, as meninas são destaque. As amigas Jezabel do Nascimento, Eliane de Carvalho e Ailene Rosa, de Cabo Verde, destacam que a ideia de realizar o torneio esportivo surgiu dentro das comemorações de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, mas contagiou a todos os alunos. “Todos nós temos esse espírito que competitividade que nos uniu em realizar esses jogos”, disse Ailene. Eliane destacou que a integração começou já na hora da composição das equipes. “Estamos treinando pra vencer”, disse. “Queremos ir para a final”, completou Jezabel.

Confira o cronograma de atividades:

Data Horário Dia da Semana Etapa
02/07/12 11:00h Segunda-feira Disputas