Grupo de Teatro da Unilab estreia “Auto da Repartição das Almas” nesta segunda-feira (09)

Data de publicação  06/07/2012, 15:59

O “Auto da Repartição das Almas” é a primeira peça do Grupo de Teatro da Unilab

Chegou o grande dia. O Grupo de Teatro da Unilab estreia nesta segunda-feira (09), às 19 horas, no Anfiteatro da Unilab, o “Auto da Repartição das Almas”, texto do escritor cearense Alan Mendonça, inspirado no clássico “Auto da Barca do Inferno”, do dramaturgo português Gil Vicente. A apresentação é gratuita e aberta ao público. Após a peça, haverá um bate-papo envolvendo a plateia, o elenco e os atores Jânio Florêncio e Joyce Custódio que integraram o elenco da primeira montagem do Auto em Fortaleza, realizada em 2004.

A peça, mistura de comédia e drama, conta a história de um coronel que, no leito de morte, na companhia da esposa infiel, do amigo traidor, de um anjo “torto” e de um diabo “esquisito”, sofre com comentários desairosos, planos para após sua morte, carinhos e carícias entre a esposa e o amigo. Já após a morte, o coronel fica no meio da briga entre o anjo, o diabo e o “parvo”, espécie de tolo, que não concordam sobre a penitência que ele merece. A reação do coronel diante da balbúrdia e uma reflexão sobre sua própria trajetória quando vivo definem o enredo do final da peça.

O Grupo de Teatro surgiu a partir de uma oficina introdutória sobre o Teatro do Oprimido

O Grupo de Teatro da Unilab surgiu em julho de 2011 a partir da oficina introdutória sobre o Teatro do Oprimido, ministrada pelo diretor teatral, arte-educador e coordenador de Arte e Cultura da Universidade, Fernando Leão. “O objetivo foi envolver estudantes – brasileiros e estrangeiros – e a comunidade do entorno da Universidade em uma atividade de caráter artístico e comunitário a fim de estimular o amadurecimento do seu potencial estético; problematizar as questões do cotidiano da região; e fomentar a reflexão em torno de temas caros à proposta da Unilab, tais como a lusofonia, a cultura afro-brasileira, a integração do Maciço de Baturité”, explica.

A partir de então, gerou-se o embrião de um Grupo de Teatro da Unilab, parte integrante das ações regulares da Coordenação de Arte e Cultura (CAC), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE). O “Auto da Repartição das Almas” é a primeira peça encenada pelo grupo após muito ensaio e uma pré-estreia no dia 14 de junho, durante o III Circuito Sociocultural da Unilab. Após esse primeiro momento, a expectativa é que o grupo se apresente em festivais de teatro pelo Ceará.

Auto da Repartição das Almas

Texto de Alan Mendonça