Unilab realiza missão em Angola

Data de publicação  13/07/2012, 16:03

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) realiza, de 15 a 21 de julho, a 1ª Missão Internacional em Angola e a 3ª Missão Internacional de 2012 do Programa ECOSS – Educação e Cooperação Sul – Sul. Participam da missão a Pró-Reitora de Graduação, Jacqueline Freire; o coordenador de Assuntos Estudantis (CAE/Prograd), José Veríssimo; a professora do Curso de Engenharia de Energias e do Núcleo de Acompanhamento e Apoio à Atividade Docente, Artemis Pessoa; e o técnico administrativo Robério Nery.

Durante a agenda de trabalho em Angola, no dia 17 de julho, às 10 horas, a pró-reitora Jacqueline Freire, coordenadora da Missão, será palestrante no Seminário Educação e Cooperação Solidária no Contexto Sul-Sul. Ela apresentará o modelo de ensino, pesquisa e extensão da Unilab e o Programa ECOSS, do qual é também coordenadora. O evento ocorre no Sunsil Hotel (Rua do Clube Hípico – Luanda).

A 1ª Missão Internacional do Programa ECOSS em Angola ocorre no importante contexto de realização da V Oficina de Cooperação Sul – Sul no Domínio da Educação e Formação de Jovens e Adultos, que reúne os países integrantes da rede. A pró-reitora Jacqueline Freire explica que a Missão deve aprofundar o diálogo sobre a EJA nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). “Vamos realizar na Angola uma pesquisa histórica e recente relativa à educação de jovens e adultos com ênfase na pesquisa documental”, diz.

Durante a Missão, também será realizada uma agenda institucional com ênfase na discussão sobre o ensino de graduação, pesquisa e extensão universitária, essas duas últimas focadas nas áreas de educação, ciências e engenharia. “Queremos avançar no diálogo com instituições de ensino superior angolanas. Vamos dar continuidade à missão liderada pelo reitor Paulo Speller em abril de 2012 e discutir temas como dupla diplomação, desenvolvimento de projetos acadêmicos integrados com pesquisadores brasileiros e angolanos, possibilidade de o aluno fazer parte de sua formação acadêmica no país de origem…”, explica Jacqueline Freire.

Durante a missão, já existem reuniões agendadas com o Instituto Nacional de Bolsas de Estudo (Inabe), o Instituto Superior de Ciências de Educação da Universidade Agostinho Neto, e com dirigentes do Ministério da Educação de Angola. O grupo também vai realizar pesquisas no Arquivo Nacional de Angola, em escolas e comunidades.

Convite para Seminário Educação e Cooperação Solidária no Contexto Sul-Sul

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/07/ECOSS-CONVITE-ANGOLA.pdf”]