Atividades marcam dois anos da lei de criação da Unilab

Data de publicação  20/07/2012, 13:47

Vice-reitora Maria Elias e estudantes plantam muda da carnaúba

Estudantes, professores, técnicos administrativos e representantes das pró-reitorias fizeram festa na manhã desta sexta-feira (20) para comemorar os dois anos da promulgação da Lei nº 12.289/2010, que cria a Unilab com natureza jurídica de autarquia, vinculada ao Ministério da Educação. A comemoração teve início com o plantio de uma muda de carnaubeira na área externa da Unilab.

A vice-reitora Maria Elias

A vice-reitora Maria Elias lembrou que o processo para a criação da Unilab iniciou há cerca de quatro anos, quando aconteceu a primeira visita técnica para conhecer a região do Maciço de Baturité e definir o espaço da instalação do campus universitário. “Estamos comemorando hoje a ‘certidão de nascimento’ da Unilab. Antes da promulgação da lei, muita coisa importante aconteceu, como providências de infraestrutura e o planejamento do projeto político-pedagógico dos cursos. A Unilab, como qualquer outra universidade, tem um efeito indutor de desenvolvimento e se caracteriza por ser uma antena da raça humana”, destaca a vice-reitora.

Maria Aparecida, uma das primeiras professoras da Unilab

Maria Aparecida da Silva, coordenadora da Educação Aberta e a Distância (Cead), relembrou os primeiros momentos vividos na Unilab. “O dia 20 de julho de 2010 foi um dos dias mais importantes da minha vida porque percebemos que o nosso movimento inicial de vinda para a Unilab havia sido concretizado e era verdadeiro”, falou a professora.

Estudante Faustino Rodrigues

Faustino Rodrigues parabenizou a instituição em nome dos alunos. “Hoje é um dia de muita alegria. Os estudantes estão aproveitando e conquistando os seus sonhos por meio da Unilab. Quero parabenizar a todos os protagonistas que participaram da fundação da universidade e a todos que continuam lutando por uma instituição melhor. Estamos indo por um bom caminho”, disse o estudante do curso de Administração Pública.

Coordenadora do curso de Agronomia, Albanise Barbosa

A professora e coordenadora do curso de Agronomia, Albanise Barbosa, comentou que a Unilab tem muito que comemorar neste dia. “São muitas conquistas, sendo a principal delas a presença dos alunos. Já vamos para a nossa terceira turma. A partir de agora, terão ainda outras melhorias e avanços, como a ampliação para o Campus dos Palmares e a construção do Campus das Auroras, além da criação de novos cursos de Graduação e Pós-Graduação”, observou a professora.

Peça mostra integração entre os estudantes da Unilab

A programação contou ainda com a apresentação de uma encenação, feita pelos estudantes brasileiros e estrangeiros da Unilab, que mesclou teatro e dança. A apresentação mostrou a proposta de integração da universidade. Após a peça, os convidados cantaram os parabéns.

Estudantes e servidores comemoram dois anos de criação de lei da Unilab

Os dois anos de criação da Unilab também foram comemorados durante a IX Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com a presença do reitor Paulo Speller e do vice-presidente do Brasil, Michel Temer, que acontece neste dia 20, em Maputo, Moçambique. A Unilab recebeu ainda as congratulações do reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Pereira Farias, e da Universidade do Vale do Acaraú, Antonio Colaço.