Conexão Brasil-África incentiva ações de Cooperação Sul-Sul

Data de publicação  23/07/2012, 10:45

Assinatura aconteceu em Brasília no último dia 18

A Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) assinaram, na última quarta-feira (18), em Brasília, o Protocolo de Intenções e o Programa de Parceria: Cooperação Sul-Sul Conexão Brasil-África.

Presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira de Araujo, e a pró-reitora da Unilab, Stela Meneghel

A Unilab, representada pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPGE), Stela Meneghel, esteve presente na solenidade.

O primeiro instrumento de implementação do Programa de Parceria é o Edital Conexão Brasil-África, que selecionará propostas de projetos de cooperação técnica internacional com países africanos, latino-americanos e caribenhos, para início de execução no próximo ano.

A parceria vai permitir que se invista na construção de políticas públicas para o apoio e desenvolvimento da cultura africana e afrodescendente, além de uma maior inserção do tema dentro da agenda de cooperação internacional do governo brasileiro. Também possibilitará o investimento da qualificação de agentes culturais brasileiros, africanos e latino-americanos.

Presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira de Araujo

“A partir de hoje, a sociedade civil brasileira estará mais próxima do continente que nos deu o sentido de brasilidade e de nação”, afirmou o presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira de Araujo. Para ele, o Conexão Brasil-África será um importante instrumento para estreitar os laços culturais entre o Brasil e o continente africano. “Ao investir em cooperação técnica e capacitação, por meio do Edital, será possível intercambiar nossos saberes e tradições, além de reafirmar a riqueza da cultura brasileira”, afirmou.

Marco Farani, diretor da ABC/MRE

Para o ministro Marco Farani, diretor da ABC/MRE, o Edital vai permitir que o Brasil assuma o papel de sistematizar suas manifestações culturais. “As propostas que irão compor o edital vão nos ajudar a fortalecer os valores culturais brasileiros e permitir a sistematização da nossa própria cultura e a sua transformação em produto, seja ele de consumo ou não”, explicou.

Edital Conexão Brasil-África

O Programa de Cooperação Internacional Conexão Brasil-África vai atender propostas nas seguintes áreas: audiovisual e multimídia; gestão do patrimônio cultural; desenvolvimento local; segurança alimentar e práticas culturais tradicionais; intercâmbio musicológico e museológico; turismo cultural; formação profissional; fortalecimento de outras competências para o alcance dos Objetivos do Milênio.

Os projetos podem ser sugeridos por representantes de países africanos, latino-americanos e caribenhos, desde que coordenados em conjunto com instituições e organizações brasileiras, das diversas esferas de governo e da sociedade civil organizada, com experiência comprovada nas áreas de atuação dos potenciais projetos.

O envio das propostas somente será aceito via eletrônica para o e-mail: conexaobrasilafrica@palmares.gov.br até 30 de novembro de 2012.

Mais informações no site: www.palmares.gov.br/conexaobrasilafrica

Acesse o Edital no LINK.

Com informações da Fundação Palmares.