Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica recebe propostas de 30 de julho a 20 de agosto

Data de publicação  25/07/2012, 16:37

Professores e técnicos da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) interessados em concorrer ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) poderão enviar propostas de trabalho no período de 30 de julho a 20 de agosto. O Edital 04/2012, lançado nesta quarta-feira (25) pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppge), oferece 50 bolsas de iniciação científica.

A proposta do Programa é fortalecer a institucionalização da pesquisa na Unilab, despertando nos estudantes o interesse pela pesquisa científica e estimulando pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científicas. O projeto também tem como objetivo qualificar estudantes para ingresso nos programas de pós-graduação e potencializar o processo de formação de mestres e doutores e promover uma maior articulação entre a graduação e a pós-graduação.

A estrutura básica do programa tem como referência o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Serão concedidas, no máximo, até três bolsas de pesquisa por pesquisador. O professor orientador tem, entre outras atividades, a responsabilidade de selecionar e indicar para bolsista aluno com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas e orientá-lo nas distintas fases do plano de trabalho e ainda realizar avaliação parcial do bolsista no sexto mês de execução do projeto.

Já o bolsista deve se dedicar integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa; executar o plano de trabalho aprovado com a supervisão do orientador; apresentar, em caráter individual, resultados preliminares alcançados na forma de relatório parcial no sexto mês de execução do projeto e resultados conclusivos em relatório final na data do término do projeto. A bolsa terá o valor de R$ 400. A inscrição dos bolsistas será realizada de 3 a 6 de setembro.

O resultado final dos projetos aprovados no PIBIC será divulgado no dia 31 de agosto. Os resultados da seleção de propostas e a concessão de bolsas do Edital 04/2012 são válidos para o período de setembro de 2012 a agosto de 2013.

Acesse o Edital PROPPGE 04/2012

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/07/edital-programa-de-iniciação-científica-PIBIC.pdf”]