Área de Convivência e Esportes promoverá a saúde, o esporte e o lazer

Data de publicação  27/07/2012, 17:27

A Área de Convivência e Esportes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que será construída no Campus da Liberdade, em Redenção, terá equipamentos específicos para a prática de esportes e promoção da saúde. O novo espaço terá uma academia com 250m², vestiário com banheiro masculino e feminino, salão de jogos e a área externa com equipamentos para a prática de exercícios ao ar livre.

Área de Convivência e Esportes terá academia e salão de jogos

A inclusão dos equipamentos no projeto original foi iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), através da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE), que atendeu a uma demanda antiga dos estudantes e ao que preconiza o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), do Ministério da Educação (MEC). A pró-reitora Jacqueline Freire destaca que a prática do esporte e do lazer faz parte de uma política de inclusão que contribui para a permanência do estudante na universidade.

Jacqueline Freire explica que além dos alunos, professores e técnicos administrativos também vão ser beneficiados pelo novo espaço. “Quando pensamos na inclusão desses equipamentos e a formatação da ambiência da Área de Convivência e Esportes, tivemos o apoio da Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep), através do Núcleo de Saúde, para pensar no uso desse espaço também para servir para a promoção da saúde”, diz.

Jacqueline diz que foi fundamental para o projeto o apoio da vice-reitora da Unilab, Maria Elias, da pró-reitora de Administração, Adênia Guimarães, da coordenadora de Gestão de Pessoas, Fabiana Almeida, e do coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo. Segundo ela, ainda estão sendo pensados novos usos para o espaço, tais como para atividades de ginástica laboral e a prática de biodança. “A perspectiva da Prograd é de uma ação integrada e que esse centro de esporte e lazer possa possibilitar uma boa qualidade de vida para toda a comunidade universitária”, diz.

Estrutura

A academia será dotada de equipamentos de ergometria, maquinários de musculação e equipamentos de treinamento funcional. Segundo o educador físico da Unilab, Jorge Marinho, o espaço poderá ser usado por alunos e também por servidores da Unilab que terão acompanhamento na prática dos exercícios. “Os treinamentos serão de acordo com a necessidade de cada aluno”, explica. Segundo ele, a academia também ajudará no condicionamento físico dos estudantes das equipes de futsal e de vôlei que vão disputar futuramente os jogos universitários.

No salão de jogos, os alunos também poderão aproveitar o tênis de mesa, o pebolim (totó) e os jogos de tabuleiro. Na área externa, além dos equipamentos para a prática de exercícios ao ar livre, serão instalados chuveiros. No mesmo espaço, haverá um gazebo protegido e mesas em madeira para reunião dos estudantes.