Reitor e Vice-Presidente da República viajam em avião presidencial para Cúpula de Maputo e dialogam sobre Unilab

Data de publicação  29/07/2012, 23:05

A Missão da Unilab em Moçambique, realizada entre os dias 13 e 20 de julho, abriu várias perspectivas de novas parcerias para o desenvolvimento do ensino superior no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com o lançamento da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (RIPES), projeto coordenado pela Unilab. O reitor Paulo Speller foi convidado a integrar a comitiva presidencial brasileira, liderada pelo vice-presidente da República, Michel Temer, que participou da Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em Maputo.

A comitiva seguiu no avião presidencial  e durante a viagem, Paulo Speller teve a oportunidade de conversar pessoalmente com Michel Temer sobre a proposta inovadora da Unilab no cenário lusófono e as primeiras conquistas, bastante comemoradas,  pela mais nova universidade do país. O vice-presidente se mostrou muito interessado e lembrou que a lei de criação da Unilab foi aprovada durante o mandato dele como presidente da Câmara dos Deputados, em julho de 2010, no governo Lula.

Domingos Simões Pereira (Sec. Exec. CPLP) e Paulo Speller (Reitor da Unilab) assinam protocolo sob olhar do vice-presidente do Brasil, Michel Temer

Michel Temer participou da solenidade de assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) e o Secretariado Executivo da CPLP para a constituição da RIPES no espaço da Comunidade. O projeto, elaborado pela UNILAB, foi aprovado durante a XXV Reunião de Pontos Focais de Cooperação da CPLP, realizada em 13 e 14 de julho, no contexto das reuniões preparatórias da Cúpula de Maputo. A seguir, segue relatório divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores sobre a assinatura do Protocolo:

“À margem da IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo
da CPLP, celebrada em Maputo, em 20 de julho, o Senhor Vice-
Presidente da República, Michel Temer, participou da
cerimônia de assinatura de Protocolo de Cooperação entre a
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-
brasileira (UNILAB) e o Secretariado Executivo da CPLP para a
constituição de uma Rede de Instituições Públicas de Educação
Superior (RIPES) no espaço da Comunidade. Além do Senhor VPR,
participaram da cerimônia o Reitor da UNILAB, Paulo Speller,
o Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira.
Foram convidados para compor a mesa da solenidade o
Embaixador moçambicano Murade Isaac Miguigy Murargy, na sua
condição de futuro Secretário Executivo da CPLP, e o
Presidente da Associação das Universidade de Língua
Portuguesa (AULP), Professor Jorge Ferrão.

2. O Projeto da RIPES, elaborado pela UNILAB, foi
apresentado e aprovado durante a XXV Reunião de Pontos Focais
de Cooperação da CPLP, realizada em 13 e 14 de julho, no
contexto das reuniões preparatórias da Cúpula de Maputo.
Trata-se de projeto de longo alcance, a ser implementado ao
longo dos próximos três anos, com o objetivo de promover o
intercâmbio de conhecimento, a mobilidade acadêmica e a
formação de capacidades. O projeto prevê, entre outras, ações
nas áreas de educação a distância, de desenvolvimento de
mecanismos para a facilitação da mobilidade acadêmica e de
divulgação científica.

3. Ao abrir a cerimônia, o Reitor da UNILAB destacou a feliz
coincidência de que o Protocolo de Cooperação estava sendo
assinado no dia 20 de julho, data em que, há dois anos, o ato
de criação da UNILAB foi aprovado pelo Congresso Nacional,
então sob a Presidência do atual VPR. Domingos Simões Pereira
demonstrou satisfação por ser a assinatura do Protocolo um
dos últimos atos de sua gestão e celebrou a presença de seu
sucessor na mesa. Em sua breve intervenção, o Senhor VPR
elogiou a iniciativa da RIPES e lembrou seu envolvimento como
parlamentar no processo de aprovação da lei que criou a
UNILAB. Procedeu-se, então, à assinatura do protocolo,
encerrando a solenidade, presenciada por membros das
delegações do Brasil e de outros Estados membros da CPLP, bem
como por jornalistas.”

Paulo André Moraes de Lima
Coordenador-Geral  da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CGCPLP)
Departamento da África/Ministério das Relações Exteriores (DEAF/MRE)

Em Moçambique, Paulo Speller também representou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do Brasil, do qual é membro efetivo, a pedido do Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Moreira Franco. O CDES busca o relacionamento com a CPLP, visando a constituição de Conselhos similares nos países lusófonos, bem como na própria CPLP. Assim, o reitor Paulo Speller manteve vários contatos com dirigentes governamentais, representantes da sociedade civil e outras instâncias da sociedade em Maputo. Os resultados da viagem serão reportados diretamente ao ministro Moreira Franco.

Ainda no continente africano, o reitor Paulo Speller acompanhou o vice-presidente, Michel Temer, durante visita à província mineira de Tete, entre as fronteiras com Maláui e Zâmbia, onde conheceram empreendimentos de grande porte na exploração do carvão, entre eles empresas brasileiras.