Professores e gestores de Escola Brunilo Jacó conhecem Pibid/Capes

Data de publicação  30/07/2012, 18:27
Jacqueline Freire apresenta Pibid aos professores

A professora Jacqueline Freire apresentou o Pibid aos professores

A equipe da Pró-Reitoria de Graduação da Unilab apresentou, na tarde desta segunda-feira (30), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes) aos docentes e gestores da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Brunilo Jacó, em Redenção. O programa possibilita a inserção de estudantes dos cursos de Ciências da Natureza e Matemática e de Letras na sala de aula para acompanhar a rotina escolar. Serão ofertadas 60 bolsas para graduandos da Unilab e 12 bolsas para docentes que vão desempenhar a função de supervisor.

O Pibid já funciona há um ano em seis escolas urbanas e rurais de ensino fundamental  do município de Redenção. Agora, serão inseridas duas escolas de ensino médio. Além da Dr. Brunilo Jacó, a Escola Estadual de Educação Profissional Adolfo Ferreira de Sousa receberá o programa. Essa unidade de ensino será visitada nesta terça-feira (31) pela equipe da Prograd.

A pró-reitora de Graduação e coordenadora institucional do Pibid, Jacqueline Freire, destaca que o projeto terá um grande impacto na qualificação dos alunos. “”A ideia é que essa juventude da universidade reconquiste esse reencantamento da escola e isso repercuta na melhoria da qualidade do ensino público”, explica.

Os professores José Berto e Monalisa Valente (ao centro) serão coordenadores de área do projeto

Jacqueline explicou que o primeiro passo da nova etapa do programa será a seleção dos supervisores. “Os professores da escola passam a ser co-formadores juntamente com os professores da universidade. Eles passam a vivenciar juntamente conosco o processo de formação continuada”, explica. O edital para a seleção dos supervisores será divulgado na quarta-feira (01/08). Na quinta (02) e sexta-feira (03), serão realizadas as inscrições no Campus da Liberdade, em Redenção. O projeto do Pibid será iniciado no dia 14 de agosto.

O subprojeto do Curso de Ciências da Natureza e Matemática aprovado no Pibid tem como título GEA: contributo das Ciências da Natureza para a Gestão Ambiental dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). O coordenador de área do subprojeto é o professor José Berto Neto. Ele explica que a proposta é levar à sala de aula a reflexão sobre a necessidade de ações de reciclagem e de gestão ambiental na construção de uma sociedade sustentável. “Vamos incorporar práticas que já estão sendo adotadas na escola e construir juntos essa discussão”, explica.

O subprojeto aprovado pela Capes do Curso de Letras/Português tem como título “Do Ceará à África, as imagens, os trânsitos literários e universos linguísticos: um exame crítico da prática de ensino”. A coordenadora de área do subprojeto, professora Monalisa Valente Ferreira, diz que a proposta possibilitará a análise e o ato de rever os discursos que se fundam sobre nação e nacionalidade com observação direta da interlocução entre as narrativas literárias Brasil-África-Portugal e as questões indígenas. “No caso da licenciatura, é fundamental essa vivência dentro da sala de aula para a formação do aluno”, explica.

Diretora da Escola Adolfo Ferreira de Sousa, Tatiane Cruz

Tatiane Cruz, diretora da Escola Adolfo Ferreira de Sousa, avalia os pontos positivos para a escola em relação ao programa. “Vai enriquecer para os professores e uma forma dos universitários amadurecerem. E uma possibilidade de formar novos professores dentro da própria escola”, comentou a diretora.

Francielia Coutinho, coordenadora da Escola Dr. Brunilo Jacó

A coordenadora da Escola Dr. Brunilo Jacó, Francielia Coutinho, está com grandes expectativas. “Será um momento importante de troca porque professores vão cooperar com alunos para que eles cresçam como profissionais. Espero que seja uma experiência agradável para ambas as partes”, disse a coordenadora.

Maria Lúcia Torres, coordenadora regional do 8ª Crede

A coordenadora regional da 8ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), em Baturité, Maria Lúcia Torres, elogia o Pibid. “Eu senti que o programa, além de integrar os alunos universitários com os nossos professores, vai elevar o nível de qualidade do ensino e a qualificação dos profissionais. E os nossos professores também vão ganhar na formação continuada”, diz.

O professor Hermano teve experiência como bolsista

Hermano Gomes, professor de História da Escola Brunilo Jacó, teve experiência como bolsista Pibid no Liceu de Messejana durante seu curso de graduação na Universidade Federal do Ceará (UFC). “Com essa minha experiência, eu sei que a implantação do projeto vai culminar com o diálogo do que é produzido na universidade e a escola. Isso vai beneficiar o aluno porque ele vai saber antes o que ele vai encontrar na escola e assim evita frustrações com a profissão”, diz.

A professora Adelane Silveira vai concorrer ao edital de supervisora

Adelane Silveira, professora de português, espanhol e arte-educação na Escola Brunilo Jacó, revela que vai tentar o edital para a seleção de supervisores do Pibid. Graduada em Letras, ela diz que, caso seja aprovada, pretende contribuir na formação profissional dos alunos de Letras da Unilab. “Espero ajudar passando minha experiência de sala de aula. Acho que os alunos têm a ganhar, mas nós professores também”, avalia.