Unilab propõe convênio com Secult para realização de eventos culturais no Maciço de Baturité

Data de publicação  30/07/2012, 18:54

O secretário da Cultura do Estado, professor Francisco Pinheiro, visitou a Unilab na tarde desta segunda-feira (30). Ele se reuniu com o reitor Paulo Speller; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Stela Meneghel; e o coordenador de Arte e Cultura, Fernando Leão. Em pauta, o encaminhamento de um convênio entre a universidade e a Secult para a realização de eventos e outras atividades da secretaria no Maciço de Baturité, por meio da Unilab.

Paulo Speller (reitor), Francisco Pinheiro (Sec. Cultura do Estado), Stela Meneguel (pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão) e Fernando Leão (coord. Arte e Cultura)

A proposta da Unilab é dispor da estrutura e da equipe da instituição para receber eventos  e atividades de formação, hoje realizados pela Secult somente em Fortaleza. O objetivo é descentralizar as ações culturais, permitindo que a população do Maciço de Baturité também seja contemplada com atividades de música, literatura, entre outras. Segundo Stela Meneguel, a universidade já se tornou esse espaço de convergência do cenário cultural da região e, por isso, está apta a se tornar parceira do Governo do Estado na promoção de novas atividades. “Um exemplo é a Quarta Cultural, quando toda semana apresentamos uma manifestação artística diferente em eventos abertos ao público não só de Redenção mas também de outros municípios do Maciço”, complementa Stela.

Francisco Pinheiro, secretário da Cultural do Ceará

O secretário Francisco Pinheiro ficou entusiasmado com a proposta e afirmou que a Unilab já se tornou um espaço de interação com a Secretaria da Cultura. “A partir deste convênio, nós vamos apenas formalizar algo que já está em andamento. Poderemos realizar em Redenção e em outras cidades do Maciço, por meio da universidade, palestras, atividades musicais, cursos de formação e diversas outras ações em conjunto”, enfatizou Pinheiro.

A pró-reitora Stela Meneghel lembrou que a Unilab e a Secretaria da Cultura do Estado já são parceiras em várias situações, como por exemplo, no Colóquio Internacional da Língua Portuguesa na Internet (realizado em abril de 2012 em Guaramiranga); na doação de livros para a biblioteca da universidade e na próxima edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará, marcada para novembro deste ano. A Unilab está intermediando a vinda de escritores dos países africanos de língua portuguesa.

O reitor Paulo Speller também destacou essa parceria de longa data entre a universidade e a Secretaria da Cultura. “Nós temos uma história com o professor Pinheiro. Desde quando ele era vice-governador e acompanhou a inauguração da Unilab, como um dos grandes entusiastas do projeto, e agora como secretário da Cultura. Ele já proferiu várias palestras aqui e nos dá a honra de ser um dos principais parceiros da universidade”, disse o reitor.

De posse da proposta de convênio, o secretário Francisco Pinheiro se comprometeu em analisar o documento e dar uma resposta em breve à reitoria da Unilab para formalizar a parceria.