Estudantes contam experiências vividas na 64ª reunião da SBPC

Data de publicação  31/07/2012, 12:09

Estudantes apresentaram trabalhos durante a 64ª reunião da SBPC

Cerca de 40 estudantes da Unilab participaram da 64ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu entre os dias 22 e 27 de julho, em São Luís, capital do Maranhão. A Universidade esteve representada no evento pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Pesquisa Científica (PIBIC/Unilab) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), pelos estudantes da Pós-Graduação da Unilab e pelo gerente do Núcleo de Projetos Acadêmicos, Howard Júnior.

Segundo Howard Júnior, a viagem valeu a pena. “Essa foi a primeira grande participação que estudantes da Unilab tiveram em um evento acadêmico. Eles gostaram bastante porque apresentaram trabalhos, tiveram contato com outros pesquisadores e participaram de atividades culturais locais, como o bumba meu boi”, destacou o técnico, que aproveitou para agradecer a hospitalidade e organização dos profissionais da Escola Antônio Ribeiro, local onde a delegação da Unilab ficou alojada. “Foi fascinante”, complementou.

Assis Anderson (à esquerda) apresenta trabalho na reunião da SBPC

O estudante Assis Anderson Ribeiro da Silva, bolsista do Pibid, foi para o evento apresentar o trabalho “Realidade e desafios do ensino da matemática em escolas do município de Redenção – Ceará”. Em uma avaliação sobre o encontro, ele afirmou: “tivemos acesso a um mundo de informações, além disso, nós pudemos ter contato com as mesmas linhas de trabalho que atuamos no Pibid e conhecer outras experiências. A gente percebe que nós apresentamos algo que não é apenas uma realidade de Redenção, mas de muitos municípios brasileiros”. Durante o encontro, ele participou de palestras, conferências, oficinas e apresentações culturais.

Ana Késia, estudante da Unilab

Ana Késya Bernardo Lima, bolsista do Pibic, apresentou o trabalho Superação da dormência de sementes de Albizia Lebbeck (L.) Benth. com escarificação mecânica. “Foi uma experiência nova para mim. A UFMA é enorme e o evento foi muito organizado. Também foi legal porque os stands estavam divididos por área, então deu para conhecer e interagir com outras pessoas de outros estados que também estão estudando o assunto”, disse a estudante. A reunião da SBPC, em 2013, vai acontecer em Recife. Ana Késya já está se programando para ir novamente. “Vai engrandecer o meu currículo como agrônoma, então, eu não posso perder”, acrescentou.

A 64ª reunião aconteceu em São Luís (MA)

De 22 a 27 de julho, cerca de 25 mil pessoas circularam pelo campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, no Maranhão, para participar das atividades da 64ª reunião da SBPC. De acordo com os dados oficiais, houve 11.912 inscritos, de 700 cidades de todos os estados brasileiros. Com o tema central “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para enfrentar a pobreza”, foram realizadas 55 mesas redondas, 48 conferências, 46 minicursos, três sessões especiais, cinco assembleias, três encontros, um treinamento e uma reunião de trabalho. Além disso, foram apresentados 4.009 trabalhos científicos ao longo da semana.

Mais imagens na página oficial da Unilab no Facebook.