Projeto Olhar Aprendiz inicia formação com a linguagem do teatro

Data de publicação  03/08/2012, 10:53

Formação do Projeto Olhar Aprendiz acontece na Unilab

De agosto a dezembro, a Unilab recebe a formação do Projeto Olhar Aprendiz – Arte-Educação e Cidadania Cultural, voltada especialmente para professores da rede pública municipal e estadual dos municípios de Redenção, Guaiuba e Acarape. Ao todo, o projeto pretende atender 13 municípios do Maciço do Baturité, além da cidade de Caridade. A ação é desenvolvida pelo Instituto Olhar Aprendiz, com o patrocínio da Petrobras.

Professora Rejane Reinaldo

Durante a formação, os participantes vão ter experiências práticas em diversas linguagens artísticas, como teatro, dança, música, produção textual e de imagens e gestão cultural. Segundo a professora convidada e doutoranda em artes cênicas, Rejane Reinaldo, a proposta do curso é capacitar professores da região do Maciço de Baturité na área de arte-educação. “A ideia é que os participantes se tornem multiplicadores culturais e possam utilizar a arte em sala de aula. Durante as oficinas vamos trabalhar com diferentes linguagens, discutindo conceitos a partir dos relatos da cultura local e tentando conectá-las com o mundo. É o mesmo que acontece aqui na Unilab, que já nasceu com esse olhar multicultural para o mundo”, explica a professora.

Participantes aprendem a utilizar a arte dentro da sala de aula

Neste primeiro encontro, nomeado de “Laboratório de Teatro”, serão discutidos temas relacionados as artes cênicas, por exemplo, a história da dramatização e de como ela pode ser utilizada de forma pedagógica em sala de aula. Para isso, serão apresentados vídeos e praticados jogos dramáticos.

Estudante José Roberto

O artista local e estudante de Letras da Unilab, José Roberto Bernardino da Silva, está participando da formação. “Está sendo muito boa para mim porque eu já vivo nessa área cultural. Quero aprender muita coisa, principalmente para a criação de textos e produção cultural”, diz o estudante, que é diretor do filme “Chacal”, estreado no Cineclube na Unilab, em abril deste ano. Atualmente, ele está produzindo o vídeo “O Auto do Cumpade Ciço”.

A professora Rejane Reinaldo ao lado de alguns alunos da turma

O “Laboratório de Teatro” segue até amanhã (04). Ainda neste dia 04, acontece a “Audição de Dança”, com a turma do município de Redenção, no auditório da Unilab. Os encontros acontecem sempre as sextas e sábados, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

A formação do Olhar Aprendiz é dividida em três tipos de atividades: seminários, laboratórios e audições de dança e música. Para realizar o trabalho, os 15 municípios foram divididos em grupos pela proximidade geográfica. De fevereiro a junho, foram contemplados os municípios de Aracoiaba, Barreira, Baturité, Capistrano, Itapiúna e Ocara. A partir do dia 03 de agosto e até o dia 8 de dezembro (com intervalo durante o período eleitoral), será a vez de Redenção, Acarape e Guaiuba. No primeiro semestre de 2013, serão realizadas oficinas em Guaramiranga, Pacoti, Caridade e Palmácia.

Programação completa

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/08/Programação-Geral-Nova.pdf”]

Mais informações na página do Olhar Aprendiz no site da Unilab.