Reitor Paulo Speller visita unidade da Embrapa em Fortaleza

Data de publicação  08/08/2012, 12:36

O reitor Paulo Speller, acompanhado do coordenador da Área de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Azevedo, e da professora e membro da Pró-Reitoria de Relações Institucionais, Socorro Rufino, visitou a unidade Embrapa Agroindústria Tropical na tarde desta terça-feira (07), em Fortaleza. A comitiva foi recebida pelo chefe geral da empresa, Vitor Hugo de Oliveira, e por demais dirigentes. Além de conhecer a estrutura da unidade, o reitor deu prosseguimento às negociações de um convênio de cooperação geral entre a Embrapa e a Unilab.

A proposta do convênio entre as duas instituições é promover a realização de projetos de pesquisa conjuntos principalmente nas áreas de Desenvolvimento Rural e Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável. Outra vertente da parceria é, num futuro breve, articular a mobilidade de pesquisadores/docentes da Embrapa para reforçar os quadros dos cursos de Pós-Graduação da Unilab.

De acordo com a professora Socorro Rufino, a Embrapa tem muito a colaborar com o desenvolvimento da universidade, principalmente porque a empresa atua em todo o país e também em vários países do mundo, com destaque para o continente africano. Atualmente, a Embrapa desenvolve projetos em Gana, Senegal, Mali e Moçambique.

Paulo Speller (reitor), Vitor Hugo (chefe geral da Embrapa Agroindústria Tropical) e Afrânio Arley Teles (pesquisador da Embrapa)

Durante a visita, o reitor Paulo Speller fez uma apresentação sobre a Unilab e os novos projetos da universidade. Na audiência, foram traçados os primeiros passos rumo à parceria oficial entre as duas instituições, que já está em tramitação. O chefe geral da Embrapa, Vitor Hugo de Oliveira, se comprometeu a visitar a Unilab no próximo mês de setembro, quando vai apresentar à comunidade acadêmica a missão e os projetos da empresa.