I Encontro Internacional História, Memória, Oralidade e Culturas da Uece recebe trabalhos até o dia 28 de agosto

Data de publicação  09/08/2012, 14:48

O I Encontro Internacional História, Memória, Oralidade e Culturas, promovido pelo Mestrado Acadêmico em História da Universidade Estadual do Ceará (Uece), recebe as propostas de apresentação de trabalhos até o dia 28 de agosto. O evento será realizado de 3 a 6 de setembro, no Campus do Itaperi, em Fortaleza.

O I Encontro Internacional História, Memória, Oralidade e Culturas, é, essencialmente, voltado para a noção de Cultura no plural. Nesse debate, o olhar interdisciplinar proporcionará um diálogo profícuo da História com áreas do conhecimento como antropologia, psicologia, sociologia, política, medicina entre outras. Desse modo, tal olhar possibilitará reflexões a partir de temas comuns que convergem para interpretações e utilizações teóricas e metodológicas diferenciadas, mas entendendo a cultura como um grande guarda-chuva que congrega essa riqueza de enfoques.

Dentro da programação do evento, serão realizadas três grandes conferências internacionais: “Cultura Política e a História do Trabalho no Brasil”, com John D. French, da Duke University (EUA); Música e Memória Social: Portugal e Brasil, com Salwa El-Shawan Castelo Branco, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal); e “História Oral: Considerações Metodológicas”, de Alessandro Portelli, da Università di Roma “La Sapienza”.

Veja a programação completa no link.