Alunos e servidores comemoram Dia do Estudante

Data de publicação  10/08/2012, 14:00

Programação iniciou na manhã desta sexta-feira (10), no anfiteatro da Unilab

A Unilab comemora, nesta sexta (10) e sábado (11), o Dia do Estudante com programação especial. Na manhã de hoje (10), pró-reitores, coordenadores, professores e alunos se reuniram, no anfiteatro da Unilab, para celebrar a data.

Vice-reitora Maria Elias

A mesa de abertura contou com a participação da vice-reitora Maria Elias, que destacou a importância da prática constante do aprender e da busca pelo conhecimento. “Vocês nunca devem deixar de ser estudantes. Vocês são o futuro para as novas gerações”, declarou. Ela enfatizou ainda a participação dos estudantes neste período da Unilab. “Guardem na memória esse momento e contem para os seus alunos que vocês fizeram parte da construção desta universidade”, diz a vice-reitora.

Pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire

A pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, comentou sobre as ações que a Unilab vem desenvolvendo para a assistência e inclusão estudantil. “Nessa data, nós temos muito o que comemorar já que aprovamos, na última quarta-feira (08), o Programa de Assistência ao Estudante (PAES), firmando o compromisso da universidade em promover a formação e a inserção dos alunos. Iremos fazer o lançamento desse programa com a retomada das atividades. Esse momento vai ser um grande marco”, declarou.

Professor Luís Tomás

A programação teve continuidade com a palestra “Ser estudante em contexto de globalização”, ministrada pelo professor moçambicano Luís Tomás, mediada pela pró-reitora Jacqueline Freire, com a participação dos alunos Faustino Rodrigues e Fábio Almeida. O professor Luís Tomás apresentou alguns questionamentos para os participantes: “Como que é ser estudante da Unilab? Como nós enxergamos uns aos outros? Os brasileiros utilizam uma mesma linguagem? Será que estamos convivendo realmente juntos?”. A partir dessas perguntas, ele falou sobre os desafios de fazer parte da Unilab. “Essa universidade tem como fundamento a globalização. É um desafio tanto para professores como para estudante. Nós devemos estar em aprendizado constante”, observou.

Estudante do curso de Letras, Deysiane Mendes

Deysiane Mendes, 20 anos, vai cursar Letras na Unilab. “Amei ter vindo para cá. Estou com muitas expectativas em estudar na universidade, principalmente por ela ser internacional. Acredito que aqui vou ter melhores oportunidades e vou estudar com pessoas de diferentes lugares. É essa a imagem que eu tinha de universidade. Ainda durante a minha graduação, quero morar fora do país”, disse a aluna de Fortaleza, recém-chegada a Redenção.

Ricardo Sanka, estudante da Unilab

O estudante guineense Ricardo Sanka, 23 anos, afirmou que está realizando um sonho. “Estar aqui é um privilégio para mim. É um sonho do passado que vem sendo concretizado. Devo muito a Unilab e quero agradecer a oportunidade de estudar aqui. Nesse Dia do Estudante também é um momento para refletir o que eu estou passando no Brasil de um ano para cá. Muita coisa mudou. Quero me tornar um professor e concorrer ao mercado de trabalho”, falou.

O estudante timorense Mário Cruz

O timorense Mário da Costa, 21 anos, vai estudar no curso de Administração Pública. “Estou muito contente em estar na Unilab e poder me integrar com outros estudantes brasileiros e africanos. É com muita alegria que estamos celebrando esse dia. Os estudantes devem estar juntos para avançar”, comentou.

Alunos e servidores se reuniram no Restaurante Universitário

Após o encontro no anfiteatro, os estudantes e servidores da Unilab se reuniram no Restaurante Universitário para festejar e confraternizar a data. Na tarde desta sexta-feira (10), a programação segue com as atividades esportivas e de lazer. No sábado (11), a Unilab vai disponibilizar transporte gratuito para os alunos interessados em assistir a apresentação do grupo Batuta Nordestina, que acontece no sábado (11), às 19h30, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. O ônibus vai sair da sede da Unilab às 17h30.

Mais imagens na Página Oficial da Unilab no Facebook.