Reitor Paulo Speller cumpre agenda de trabalho em São Paulo

Data de publicação  16/08/2012, 16:55

O reitor Paulo Speller realizou uma série de visitas de trabalho a universidades e outras instituições em São Paulo na última semana. O primeiro encontro foi na sede da Universia, uma rede que integra 1.216 universidades de fala hispânica e portuguesa, de 23 países ibero-americanos (representam 14 milhões de professores e estudantes universitários). Paulo Speller foi recebido pelo diretor geral Ricardo Fasti. Eles conversaram sobre a liberação de licença de cursos online de línguas (espanhola, francesa, chinesa e inglesa) para os alunos da Unilab, como atividades complementares. Outra proposta discutida foi a criação de um programa de mobilidade de estudantes, Brasil-África, no qual a Unilab já está trabalhando.

A série de visitas continuou pela sede do Banco Santander (patrocinador da Universia), onde o reitor da Unilab se encontrou com Afrânio Pereira, executivo da empresa. Segundo Paulo Speller, foram feitos alguns encaminhamentos, como a participação da Universidade nos Prêmios Santander Universidades. “Vamos fomentar entre os nossos estudantes apresentação de candidaturas e também a inscrição da própria Unilab no Prêmio Guia do Estudante/Destaque do Ano na categoria Internacionalização”, completou. Outro ponto discutido foi o fortalecimento do papel inovador da Unilab, nesse aspecto da internacionalização, com o apoio do programa Santander Universidade.

Outra reunião de destaque durante a visita foi um encontro com a professora titular da Universidade de São Paulo (USP), da área de Literaturas Africanas, Tania Macedo. Em pauta, uma proposta de convênio entre a Unilab e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, além da criação de projetos de pesquisa e extensão que poderão ser realizados conjuntamente entre as duas universidades.

Paulo Speller é recebido pelo reitorado da Universidade Mackenzie

No mesmo dia, Paulo Speller foi recebido pelo reitorado da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A ideia é que as duas instituições se unam numa proposta integrada de mobilidade de estudantes e pesquisadores do Brasil (Unilab e Mackenzie) e dos demais países de Língua Portuguesa, com financiamento da CAPES. “Vemos uma grande oportunidade de integração entre uma universidade aqui em São Paulo, que na sua origem se preocupou com a diversidade cultural e racial, e uma universidade no Ceará que agora nasce com essa preocupação. Então nós estaremos certamente aliando a nossa experiência na área internacional, com essa experiência recente de uma universidade nova como é a Unilab”, disse o reitor da Mackenzie, Benedito Guimarães Aguiar Neto.

Reitor da Mackenzie, Benedito Guimarães, cumprimenta Paulo Speller

Ainda em São Paulo, o reitor Paulo Speller visitou o Instituto Lula para conhecer os projetos na área de relações internacionais que envolvem o Brasil e o continente africano. “Foi uma agenda bastante positiva e intensa, que com certeza vai resultar em ações concretas, projetos e convênios. Tudo isso pra nós é muito importante, porque significa o reconhecimento tanto do caráter inovador da Unilab, quanto do nosso próprio trabalho”, finalizou o reitor Speller.