A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Stela Meneghel recebe homenagens em despedida da Unilab

Data de publicação  17/08/2012, 18:03

A sexta-feira (17) foi de muita emoção para professores, servidores e alunos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Após dois anos na função, a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Stela Meneghel deixa o cargo. Duas homenagens marcaram a despedida. A convite do ministro da Educação, Aloísio Mercadante, Stela vai ocupar em Brasília o cargo de Coordenadora Geral da Coordenação Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior, ligado à Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Stela Meneghel recebeu uma homenagem dos alunos

O primeiro momento da despedida foi organizado pelos alunos da Unilab. A festa realizada no bloco didático teve bolo e muita emoção. Stela tentou desfazer o clima de tristeza entre os alunos destacando que o momento era de comemoração. “A vida tem seus momentos de passagem. Esta é uma etapa muito feliz, muito boa na minha vida”, diz. Ela frisou que a experiência na Unilab fortaleceu sua carreira acadêmica e a projetou para o novo desafio no Inep. “Essa oportunidade surgiu por conta da Unilab e é muito importante esse reconhecimento não só para mim quanto para a Universidade. É sinal de reconhecimento aos profissionais qualificados que temos aqui. Estou saindo mas vou continuar trabalhando para a Unilab”, diz.

Rita de Cássia agradeceu o apoio aos estudantes

Com muitas palavras de agradecimento, alunos brasileiros e estrangeiros destacaram o papel da pró-reitora no processo de desenvolvimento da Unilab e no apoio aos estudantes. “A sua passagem pela Unilab foi maravilhosa. A senhora sempre atendeu os alunos muito bem e desejamos sorte”, elogiou Rita de Cássia Gomes, do Curso de Ciências da Natureza e Matemática. O estudante de Agronomia, Ednângelo Duarte, bolsista do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Pesquisa Científica (Pibic/Unilab), enfatizou a atuação da Proppge, sob o comando de Stela, na orientação dos alunos nos primeiros passos no campo da pesquisa acadêmica. “Ela se aproximou, orientou. Ela foi mais que professora, ela se tornou nossa amiga”, afirmou.

Brígida da Silva destacou o trabalho de Stela no programa de formação de gestores em educação no Timor Leste

Brígida da Silva Pinto e Cruz, aluna do curso de Ciências da Natureza e Matemática, agradeceu à Stela Meneghel principalmente pela acolhida na Unilab aos estudantes do Timor Leste. Ela também elogiou a professora por sua participação no projeto brasileiro de implantação de cursos de pós-graduação no país. O programa reúne cerca de 13 instituições de ensino brasileiras, entre elas a Unilab, que implantaram cursos de pós-graduação no Timor Leste. Stela vai viajar para o país ainda este mês para dar aulas no Mestrado em Gestão da Educação para professores da Universidade Nacional Timor Lorosa (UNTL). “A senhora vai para o Timor ajudar a construir o nosso país”, diz Brígida.

A despedida aos professores e servidores

Os professores e servidores da Unilab também se despediram da pró-reitora com uma homenagem. O pró-reitor de Planejamento, Fernando Afonso, que falou em nome dos demais, lamentou a saída de Stela Meneghel da Unilab, mas destacou o grande desafio que ela terá no Inep. “Ela vai atender a esse chamado maior e também vai continuar na defesa dessa pequena instituição em Brasília, afirmou.

Durante a festa, a equipe da Proppge entregou à Stela um quadro com fotos dos servidores

A coordenadora de Educação Aberta e a Distância da Unilab, Maria Aparecida da Silva (Cida), destacou que o trabalho desenvolvido pela Stela na Proppge vai deixar frutos positivos para o seu sucessor no cargo. “A Stela vai viver sempre o orgulho de ter vivido a história da Unilab porque ela deixou a sua marca e quem vier substituí-la encontrará essa identidade”.

Stela assumirá cargo na Coordenação Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior

Nos dois anos em que esteve à frente da Proppge, Stela Meneghel destaca a formatação do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Pesquisa Científica (Pibic/Unilab) que já está no segundo edital. “A Unilab é a única universidade brasileira que em três meses de atividade já tinha criado o seu programa de iniciação científica”, enfatiza.

Como fruto das atividades da Proppge, ela também destaca as atividades de extensão promovidas com estreita participação da comunidade do Maciço do Baturité. “Temos uma relação com a comunidade fantástica. A Amab (Associação dos Municípios do Maciço do Baturité) sempre nos procura para apoiarmos ações e sermos parceiras em projetos como o Aqui se Faz, Aqui Se Ganha”. Segundo Stela, as ações da Coordenação de Arte e Cultura também movimentam a região. “A Unilab tem programação cultural de segunda a sexta-feira e eventualmente aos sábados. Isso faz com que a Unilab já ocupe o seu espaço”, diz.

INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e eqüidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.