Migração Brasil-Angola é tema de roda de conversa na Unilab

Data de publicação  17/08/2012, 12:08

Pesquisadora sul-africana, Jess Auerbach

A pesquisadora sul-africana, Jess Auerbach, participa na próxima terça-feira (21), às 10h, no Anfiteatro da Unilab, de uma roda de conversa com estudantes africanos, timorenses e brasileiros sobre as relações Brasil-Angola. A atividade é realizada pela Pró-reitoria de Relações Institucionais (Proinst), em parceria com a Coordenação de Assuntos Estudantis.

Jess Auerbach é doutoranda pela Universidade da Stanford, nos Estados Unidos, e estuda a migração de pessoas entre Brasil e Angola e a contribuição desse processo para o desenvolvimento dos dois países. Além de conhecer a realidade e a experiência de angolanos no Brasil, ela pretende analisar como os migrantes já estão contribuindo para a vida em Angola. A ideia é apresentar uma narrativa do país africano que não enfatize apenas o sofrimento e a guerra, mas que inclua sonhos, trabalhos e felicidades dos angolanos. A pesquisa contribui também para uma aproximação entre diálogos acadêmicos da região Sul-Sul.

Durante o encontro na Unilab, Jess Auerbach vai apresentar os principais pontos da pesquisa e conversar com os estudantes brasileiros e estrangeiros sobre os desafios de morar e estudar em outro país, as possibilidades de crescimento profissional, os projetos para o futuro e chances de uma nova vida ao retornar para a cidade de origem. A Unilab recebe, atualmente, 155 estrangeiros, sendo 17 angolanos.