Unilab realiza I Encontro de Iniciação Científica

Data de publicação  21/08/2012, 11:41

No próximo dia 29, estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) apresentarão os resultados das pesquisas realizadas no período 2011 / 2012. O evento acontecerá às 08h30, no pátio do Bloco Administrativo da Unilab. Durante a apresentação, as pesquisas serão avaliadas por consultores pesquisadores de nível 1A da CAPES, que equivale ao nível mais alto de investigação no Brasil.

O encontro terá início com uma mesa de abertura em que estarão presentes a vice-reitora Maria Elias, pró-reitores, professores e os consultores convidados, Tânia Macedo, da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Teixeira, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Jacques Therrien, da Universidade Federal do Ceará, e Manassés Claudino Fonteles, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A partir das 10h, os bolsistas do Pibic iniciarão as apresentações. Ao todo, serão cerca de 30 trabalhos que atendem as áreas de saúde, educação, administração, humanas e agronomia.

Na ocasião, as pesquisas serão avaliadas pelos consultores. De acordo com o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppge), Áurio Lúcio Leocádio da Silva, serão analisados critérios qualitativos como: relevância da pesquisa para a região, atuação do bolsista e contribuições teóricas e práticas.

No período da tarde do dia 29, a equipe de consultores irá se reunir com os estudantes e professores integrantes do Pibic para uma avaliação coletiva dos trabalhos apresentados.

Segundo Tania Macedo, durante a avaliação será observado o funcionamento do projeto e definidas as próximas etapas. “A minha contribuição, talvez, seja mais de ouvir e ver como as pessoas estão trabalhando e, a partir disso, poder entender as linhas de pesquisas e os caminhos, que a Unilab está traçando nessa área”, explica a avaliadora externa do Programa.

Sobre a visita a Unilab, ela destaca: “quero conhecer esse projeto inovador do novo milênio, que abarca não só o Brasil como demais países de língua portuguesa. A Unilab apresenta uma nova perspectiva de universidade e ensino. Estou muito interessada em conhecer pessoalmente o local”.

Pibic 2012/ 2013

No dia 28, a equipe de consultores convidados irá avaliar e aprovar os projetos inscritos no Pibic para serem desenvolvidos no ano 2012/ / 2013. Além disso, eles irão selecionar o número de bolsas para cada projeto. Para a aprovação, serão analisados a qualidade do projeto, o currículo do professor e o plano de trabalho para os alunos.

O Pibic é destinado aos estudantes de graduação e tem o objetivo de promover o desenvolvimento da pesquisa acadêmica e a convivência com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e em tecnologia. Com a participação no Programa, os alunos têm a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorando o conhecimento e o preparo para a vida profissional.

Tania Celestino de Macedo

Tania Macedo

Tania Celestino de Macedo concluiu o doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), em 1990. Atualmente, é professora titular pela USP, onde leciona a disciplina “Literaturas Africanas de Língua Portuguesa”. É diretora do Centro de Estudos Africanos da USP e secretária-geral do Instituto Casa das Áfricas. Possui 15 capítulos de livros e sete livros publicados. Atua na área de Letras, com ênfase em Estudos Comparados de Literaturas de Línguas Portuguesa. Uma de suas pesquisas atuai é “Angola no novo milênio: os desafios da paz”.

Paulo Teixeira

Possui graduação em Química (Bacharelado), mestrado em Química Orgânica e Ph.D. em Química Orgânica pela University of East Anglia, Inglaterra (1992). Atualmente, é professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência na área de Química, com ênfase em química de produtos naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais e desenvolvimento de novas metodologias para a produção de biodiesel e agregação de valor aos co-produtos da cadeia produtiva do biodiesel. É coordenador do programa Centro Interdisciplinar de Estudos em Biocombustíveis (CIEB) e vice- coordenador do INCT Áreas Úmidas.

Manassés Claudino Fonteles

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1967) e doutorado em Farmacologia pelo Medical College of Georgia (1974) e pós-doutorado na University of Rochester (New York-1979-80). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Ceará, Clinical Professor at the University of Virginia e professor titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Cardiorenal.

Jacques Therrien

Possui graduação em Pedagogia, mestrado em Filosofia – Université de Montréal, Canadá (1964) e em Educação – Cornell University (1976). Doutorado em Educação – Cornell University, USA (1979) e pós-doutorado na Université Laval, Canada (1992) e na Universitat de Valencia, Espanha (2007). Atualmente é professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi pró-reitor de Graduação da Unilab. Sua experiência na área de educação predomina no campo do Saber Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia, formação docente, trabalho docente, epistemologia da prática docente, aprendizagem, educação no campo e política educacional.