II Torneio da Independência começa nesta segunda-feira (27)

Data de publicação  23/08/2012, 16:35

A cerimônia de abertura do II Torneio da Independência será realizada na próxima segunda-feira (27), às 10 horas, no Campus da Liberdade, em Redenção. A segunda edição da competição comemora as independências do Brasil e de Guiné Bissau, respectivamente nos dias 7 e 24 de setembro. Nesta edição, mais de 120 alunos estão inscritos para as competições de futsal masculino e vôlei feminino e masculino. As disputas serão realizadas de 27 de agosto a 24 de setembro. O Torneio é uma realização da Pró-reitoria de Graduação sob gestão da sua Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) e do Núcleo de Esporte e Lazer (Nucel), em parceria com a Pró-Reitoria de Administração (Proad), as Secretarias Municipais de Educação e de  Esporte e Juventude de Redenção e a Escola de Ensino Médio Brunilo Jacó.

O coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer (NUCEL), Jorge Marinho, revela que nesta segunda edição da competição houve um aumento da demanda de estudantes em relação ao I Torneio, realizado em julho em comemoração às independências de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. “Nós da CAE/Prograd ficamos muito felizes com essa mobilização dos estudantes. Isso demonstra o sucesso do primeiro torneio. E nós também reparamos que houve uma evolução dos alunos no esporte. Primeiro, eles queriam só jogar, agora eles estão aprendendo a técnica e se aprimorando”, diz.

Coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo

O coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo, destaca também houve uma maior participação feminina na competição. “Muitas meninas nos procuraram para participar”, diz. Veríssimo explica que assim como na primeira edição, a formação das equipes da II Torneio da Independência também une participantes de diversas nacionalidades. “Para promover ainda mais a integração entre os participantes, definimos que dos oito atletas de uma mesma equipe, poderia haver no máximo três da mesma nacionalidade”, diz.

Jorge Marinho destaca a maior participação no II Torneio da Independência

O educador físico Jorge Marinho explica que a competição será um teste para os participantes tendo em vista a futura formação de equipes da Unilab para disputar os Jogos Universitários Cearenses (JUC´S). “Vamos continuar observando os melhores jogadores para formarmos seleções que vão disputar os Jogos Universitários Cearenses representando a Unilab”, revela.

Durante o mês de agosto, os jogos do II Torneio serão realizados de 12h às 15 horas. Em setembro, das 12 horas às 14 horas. Nesta edição, as partidas serão realizadas no Ginásio Poliesportivo Tarcísio Bonfim, localizado atrás do Campus da Liberdade; na quadra poliesportiva que fica no centro de Redenção; e na quadra da Escola Brunilo Jacó.

Os campeões do futsal e do vôlei vão ganhar trofeu e medalha. O artilheiro e o goleiro menos vazado também vão ser premiados

Para a divulgação de todas as informações relativas ao Campeonato, a equipe da CAE/Prograd reuniu, na tarde desta quinta-feira (23), os participantes no auditório da Unilab.

Os participantes do Torneio tiveram uma reunião com o educador físico Jorge Marinho

Durante a reunião, os alunos também conheceram a premiação dos vencedores do II Torneio da Liberdade. Os campeões das modalidades de futsal e vôlei receberão trofeu e medalha. No futsal, também serão premiados com trofeu e medalha o melhor artilheiro e o goleiro menos vazado.

Ailene diz que treinou muito sua performance no vôlei

A cabo-verdiana Ailene Rosa, aluna do curso de Letras/Língua Portuguesa, participou do I Torneio da Independência jogando vôlei. Ela já está inscrita na segunda edição da competição e não esconde a ansiedade pelo início dos jogos. “Acho que melhorei muito com relação ao primeiro torneio. Treinamos muito nesse tempo e eu acho que agora vamos ser campeãs”, prevê otimista.

Os amigos Jeremias dos Santos e Caio Kerson

Jeremias dos Santos, de Timor Leste e aluno do Curso de Engenharia de Energias, espera ter o mesmo desempenho do I Torneio. Ele integrou o time Integração que foi o vencedor da disputa do vôlei. “Gostei muito de participar do primeiro torneio. Foi muito bom porque jogar desenvolve o talento que cada um tem e também conhecemos muitas pessoas. Queremos ser campeões novamente”, entusiasma-se.

Caio Kerson Oliveira Veras, também aluno do Curso de Engenharia de Energias, também competiu no I Torneio, mas no futsal. O seu time ficou em segundo lugar. No seu atual time, Boleiros Futebol Clube, ele diz esperar ser campeão. “Agora, vamos vencer. Esse torneio estimula nosso espírito competitivo e a união da equipe”, diz.