XI Congresso de História da Educação do Ceará está com inscrições abertas até o dia 17 de setembro

Data de publicação  30/08/2012, 15:05

De 24 a 27 de setembro de 2012, será realizado o XI Congresso de História da Educação do Ceará, no Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité. O encontro deverá reunir professores, estudantes e pesquisadores que vão apresentar trabalhos e realizar debates em torno da temática geral proposta do evento: “República, Educação e Religião: entre o patriarca e a mulher, a família e a escola, a cidade e o campo, a fé cristã e a religião civil. As inscrições para participar do Congresso estão abertas até o dia 17 de setembro. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição no LINK.

O evento será realizado no Mosteiro dos Jesuítas

Na segunda-feira (24/09), primeiro dia do evento, às 20 horas, a conferência de abertura terá como tema “Teoria da História e de outros campos: novas propostas a partir da Imaginação musical”. O conferencista será o professor Dr. José D’Assunção Barros (UFRJ). A apresentação será no Salão Padre Luciano Ciman. Na terça-feira (25/09), haverá duas mesas de debates com os temas “República, Instituições Escolares e Políticas de Instrução Pública” e “Irmandades Religiosas, Intelectuais e Educação no Nordeste”. Às 19 horas, será realizada a conferência “Memórias do Seminário da Prainha”.

Na quarta-feira (26/09), irão ocorrer mais duas mesas de debates com os temas “Radiodifusão, Educação a Distância e Comunitária” e “Educação, Família, Juventude e Cultura”. No último dia do evento, quinta-feira (27/09), será realizada a mesa “Arquitetura, Patrimônio e Cultura Escolar”. A conferência de encerramento “A Cultura Republicana Portuguesa e as suas Práticas Simbólicas na Era da Erosão da Memória”, com o professor Dr. Fernando Catroga (Universidade de Coimbra), será às 15 horas, no Mosteiro dos Jesuítas.