Coordenador de Arte e Cultura da Unilab ministra oficinas em Cabo Verde

Data de publicação  06/09/2012, 09:54

Coordenador de Arte e Cultura da Unilab, Fernando Leão

O coordenador de arte e cultura da Unilab, Fernando Leão, participa do XVIII Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact), na cidade do Mindelo, em Cabo Verde. Na ocasião, ele ministra a oficina de Teatro do Oprimido. Sobre a formação, Fernando comenta: “nossa proposta é apresentar a práxis desse método teatral, presente em mais de 70 países mundo afora, e criado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. A estrutura do encontro é muito semelhante da que ministrei aos estudantes da Unilab, em julho de 2011”. A oficina está marcada para os dias 10, 11 e 12 de setembro.

O Festival Internacional de Teatro Mindelact volta aos palcos da cidade de Mindelo na sua 18ª edição. No total são 40 espetáculos, que acontecem entre os dias 7 e 15 de setembro. É considerado o principal evento teatral de Cabo Verde e, atualmente, o mais importante acontecimento teatral da África Lusófona. Além dos espetáculos, o festival promove atividades de intercâmbio entre os participantes, formação em diversas áreas artísticas, concertos de música, exposições de design e artes plásticas.

Imagem da cidade de Mindelo, Cabo Verde

Mindelo está localizada na ilha de São Vicente, sendo a segunda maior cidade de Cabo Verde. A cidade fica situada na Baía do Porto Grande, porto natural formado pela cratera submarina de um vulcão com cerca de 4 km de diâmetro.

Além da formação no Festival Mindelact, Fernando ainda ministrará a oficina ‘O Teatro e a Língua: O Português em Cena’, no Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), na cidade de Praia, capital do país.

Ao retornar do país africano, o coordenador de Arte e Cultura organizará o seminário “Novas Perspectivas para o Teatro de Língua Portuguesa”, no intuito de apresentar reflexões e debates levantados nas atividades em Cabo Verde e oferecer um panorama dos movimentos teatrais no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Para a viagem, Fernando contou com o apoio financeiro do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), por meio do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural.

Programação das oficinas do Festival Mindelact:

Dias 10, 11 e 12 de setembro:

Comédia Dell’art – Teatro Pícaro (Itália)

Técnica vocal – Khalid K (Marrocos /França)

Teatro do Oprimido – Fernando Leão (Brasil)

Dias 13, 14 e 15 de setembro

Danças pessoais – Janaina Alves (Brasil)

Dramaturgia e prática teatral – Quico Cadaval (Espanha)

Conheça mais sobre o Festival:

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/09/Mindelact-2012-Programa-Geral-Resumo.pdf”]

Mais informações em: http://www.mindelact.com/festmindelact.html