Estudantes representam a Unilab em desfile cívico de Redenção

Data de publicação  06/09/2012, 12:07

Estudantes da Unilab desfilaram pelas ruas da cidade de Redenção

Durante a manhã desta quinta-feira (06), estudantes de escolas do município de Redenção desfilaram pela cidade em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, celebrado neste dia 07 de setembro. Os alunos da Unilab, de diferentes nacionalidades, também participaram do ato, a convite da Prefeitura Municipal de Redenção.

Marcelo Lima já tinha participado de outros desfiles nos tempos da escola

O estudante brasileiro Marcelo Lima, natural de Redenção, contou que desde os tempos de escola participava das marchas que marcavam o Dia da Independência. “É um momento muito importante em que representamos civicamente o nosso país. Temos muito que comemorar, por exemplo, a democracia e a liberdade de expressão”, disse Marcelo.

Fernando Caiavi

O angolano Fernando Caiavi comparou as comemorações das independências do Brasil e de Angola. “Lá, as pessoas celebram tanto nas suas próprias casas, com grandes festas, como nas ruas, com os desfiles, que nem aqui no Brasil. Temos uma história em comum e essa é uma oportunidade para trazer a tona os laços que nos fazem irmãos, como a cultura, a música, o samba e a capoeira”, observou.

Raul Ferreira

Quem também estava presente no desfile era o cabo-verdiano, Raul Ferreira. “É uma grande responsabilidade está aqui representando o meu país. É uma maneira de lembrar a nossa história, a nossa luta e os nossos heróis nacionais, além de aprender sobre a cultura brasileira”, disse.

Nércia Guterres Gusmão

Nércia Guterres Gusmão estava satisfeita em participar do evento. “Estou muito feliz em representar os estudantes timorenses em um evento do Brasil. Essa comemoração é uma homenagem aos heróis que lutaram pelo país. Nós também, mesmo que de longe, celebramos a nossa independência na Unilab”.

A participação da universidade no desfile cívico do município de Redenção foi organizada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Coordenação de Assuntos Estudantis. De acordo com o educador físico Jorge Marinho, essa foi uma maneira de estudantes estrangeiros conhecerem e vivenciarem a cultura brasileira.