Unilab participa de reunião do PLI na Universidade do Porto, em Portugal

Data de publicação  11/09/2012, 12:28

Entre os dias 11 e 12, a pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, representa a Unilab durante a reunião geral do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), na reitoria da Universidade do Porto, em Portugal. O objetivo do encontro é discutir as próximas atividades, trocar experiências entre os estudantes participantes, analisar como está o andamento acadêmico dos alunos, além de dar boas vindas aos novos selecionados pelo Programa. Esta reunião acontece a cada duas vezes ao ano, em fevereiro e em setembro.

A programação teve início na manhã desta terça-feira (11) com a presença do presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e reitor da Universidade Nova de Lisboa, António Rendas, do coordenador do PLI em Portugal e reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, da coordenadora de candidaturas Internacionais CAPES, Andréa Carvalho Vieira Germano, da coordenadora geral do PLI, Rossana Valéria de Silva, e do reitor da Universidade do Porto, José Carlos Marques dos Santos.

Ainda no período da manhã, a coordenadora geral do PLI, Rossana Valéria de Silva, fará uma apresentação do programa e abrirá para o debate. À tarde, a programação continua com a exposição das universidades participantes do PLI.

No dia 12, às 09h30, será discutido o Manual do Coordenador e do Estudante do PLI. Este encontro será aberto para estudantes selecionados pelo Programa. Em seguida, às 11h30, os coordenadores irão se reunir com os alunos aprovados. No período da tarde, o encerramento da programação acontecerá com uma visita à cidade e às Caves do Vinho do Porto.

Programa de Licenciaturas Internacionais

Grupo de estudantes da Unilab selecionados para participar do PLI

No Brasil, há 49 instituições de ensino superior participantes do Programa de Licenciaturas Internacionais, dentre elas a Unilab. No edital de 2012 do Programa, foram selecionados sete estudantes desta universidade para participar de intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra, em Portugal. O PLI é realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

Em 2011, a Universidade de Coimbra recebeu os primeiros alunos no âmbito deste programa, possibilitando a 442 estudantes brasileiros estudarem em Portugal. Neste ano, o PLI foi ampliado para mais 10 universidades e pretende beneficiar 890 alunos dos cursos de licenciatura de universidades brasileiras. Participam estudantes das áreas de Física, Química, Matemática, Biologia, Letras, Educação Física e Artes. O período de permanência dos alunos brasileiros em Portugal, ao abrigo do PLI, é de dois anos.

Universidades portuguesas participantes no Programa:

Universidade da Beira Interior

Universidade de Aveiro

Universidade de Coimbra

Universidade de Évora

Universidade de Lisboa

Universidade do Minho

Universidade do Porto

Universidade Técnica de Lisboa

Universidade Trás-os-Montes

Universidade Nova de Lisboa

Universidade do Algarve