Assessora especial da Reitoria toma posse

Data de publicação  14/09/2012, 13:11

O reitor Paulo Speller deu posse, na manhã desta sexta-feira (14), a Mariana de Araújo Melo como assessora especial da Reitoria. Mariana irá trabalhar na Pró-Reitoria da Graduação (Prograd) desenvolvendo o Programa Teia – Tutoria, Ensino, Integração e Aprendizagem. O programa irá fornecer a alunos da Unilab um suporte acadêmico em disciplinas básicas como física, química, biologia e matemática.

Mariana de Araújo Melo tomou posse como assessora especial da Reitoria da Unilab

Segundo Mariana, a ideia é que a Universidade possa ajudar os alunos brasileiros e estrangeiros que tenham deficiências de aprendizagem nessas áreas oferecendo cursos em desenvolvimento. “Vamos tentar preencher as lacunas que o ensino médio e o ensino secundário deixaram”, afirma.

O reitor Paulo Speller e Mariana Melo durante a posse

O programa será aplicado inicialmente para alunos que vão começar as aulas no segundo trimestre de 2012 e para alunos que possuem alguma bolsa de assistência e têm reprovação no currículo, o que pode acarretar na perda do benefício. “Na primeira semana de aula, vamos fazer uma avaliação desses alunos para saber como eles estão nesse conteúdo”, diz.

Mariana explica que a proposta do Programa é fornecer ao aluno habilidades e competências para que eles se tornem autônomos no aprendizado. “Esse programa não vai fazer caridade. Vamos dar o suporte acadêmico, mas é necessário que os alunos façam a parte deles nesse processo para que no futuro eles possam se desenvolver sozinhos”, avalia. Os cursos em desenvolvimento de física, química, biologia e matemática serão coletivos. “Vamos incentivar que eles se ajudem, que trabalham em grupo. Esse ensino é colaborativo”, diz.

O reitor Paulo Speller parabenizou a nova assessora especial da Reitoria e destacou a importância do projeto piloto que ficará sob a sua responsabilidade. “Esse programa é de fato inovador. Queremos no futuro institucionalizar essa iniciativa e servir de exemplo para outras universidades”, diz.