Professor da Unilab apresenta trabalho no VIII Congresso Internacional da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina

Data de publicação  18/09/2012, 17:12

O professor de Língua Inglesa da Unilab, Vilmar Ferreira de Souza, vai representar a Universidade no VIII Congresso Internacional da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (VIII Asfal) que ocorre, de 27 a 29 de setembro, em Montevideo, Uruguai. O tema do evento acadêmico será Linguagem e Sociedade – contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional para a análise do discurso verbal e multimodal na educação e em outras disciplinas. O Congresso tem o apoio da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica do Uruguai.

professor Vilmar Ferreira de Souza

Durante o VIII Asfal, Vilmar Souza vai apresentar o trabalho “A Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) como uma Ferramenta de Descrição Linguística para a Análise do Discurso Político: Questões Teóricas e Aplicadas”. O professor explica que o material é fruto de sua tese de Doutorado na Universidade de Santa Catarina (UFSC) que se propôs a investigar as relações de poder no discurso político do Padre Cícero à luz da GSF de Michael Halliday e da análise crítica do discurso de Norman Fairclough.

O trabalho será apresentado durante a participação do professor Vilmar Souza na Mesa de Debates Estudos Críticos do Discurso I – Forças Ocultas de Poder em Contextos Políticos. Também participam do debate Frederico Navarro, da Argentina; e Sara Regina Scotta Cabral, da Universidade de Santa Maria (UFSM). A coordenação da Mesa será feita professora Denize Elena Garcia da Silva, da Universidade de Brasília (UnB).

Mais informações sobre o VIII Congresso Internacional da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latinha (VIII Asfal), acesse o LINK.