Reitor Paulo Speller assina convênios de cooperação com universidades portuguesas

Data de publicação  18/09/2012, 15:42

O reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Paulo Speller, participa, entre os dias 18 e 21 de setembro, de uma missão em Portugal. Durante a agenda, Paulo Speller assinará convênios de cooperação com as Universidades de Aveiro, de Évora e com o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Os convênios têm como objetivo o desenvolvimento de relações de cooperação acadêmica e cultural entre as partes enfatizando assuntos como a mobilidade docente e discente, o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e a criação de uma Rede de Universidades.

Reitor Paulo Speller participa de missão em Portugal

Na tarde desta terça-feira (18), o reitor Paulo Speller segue para Catanhede, cidade portuguesa no Distrito de Coimbra, onde, a convite do presidente da Câmara Municipal, professor Doutor João Pais de Moura, visitará à tarde o Biocant Park – Parque de Biotecnologia de Portugal. O encontro também servirá para o início de um diálogo sobre um convênio de cooperação entre a Unilab e o Biocant Park-Parque de Biotecnologia de Portugal.

Na quarta-feira (19), às 11 horas, Paulo Speller assina o primeiro convênio de cooperação acadêmica com a Universidade de Aveiro. Na quinta-feira (20), o reitor estará em Évora, cidade da Região do Alentejo, onde se reunirá com o reitor da Universidade de Évora, Carlos Braumann, para firmar convênio.

Paulo Speller vai se reunir com o secretário executivo da CPLP, Isaac Murargy

Na sexta-feira (21), o reitor Paulo Speller vai participar de reunião com o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Isaac Murargy. A pauta do encontro é o estudo e a discussão da implementação do Projeto RIPES – Redes de Instituições Públicas de Ensino Superior na CPLP. Às 11h30min, Speller vai se reunir com o embaixador da Missão do Brasil junto à CPLP, Pedro Motta Pinto Coelho.

O último compromisso do reitor da Unilab na missão em Portugal será no ISCTE-IUL. Às 15h30min, Paulo Speller e o reitor Luís Reto assinam convênio de cooperação acadêmica. Às 16h30min, Speller se reúne com o pesquisador do Centro de Estudos Africanos (CEA/ISCTE), Gerhart Seibert. O CEA é um centro de investigação universitário que tem por objetivo realizar e dar suporte à investigação interdisciplinar em Ciências Sociais sobre o Continente Africano, apoiar a Pós-Graduação nesta área, promover as atividades ligadas à África, prestar serviço à comunidade através da divulgação da investigação e conhecimento em conferências, seminários e publicações e realizar projetos de consultoria na sua área de especialização.