Após disputas acirradas, Avassaladoras.com e 5 Estrelas vencem finais do vôlei

Data de publicação  20/09/2012, 16:58

Não faltou emoção nas disputas pelo título de campeão do II Torneio Independência da Unilab na modalidade de Vôlei Feminino e Vôlei Masculino. As equipes rivais disputavam cada ponto e cada set. Nas arquibancadas, as torcidas faziam muito barulho a cada lance para incentivar seus times. Na Final do Vôlei Feminino, levou a melhor o time das Avassaladoras.com contra o dos Crocodilos. Na Final do Vôlei Masculino, o time 5 Estrelas venceu a disputa contra o Integração V. C. Esta sexta-feira (21) também será dia decisivo para o Futsal Masculino. Às 12h30min, no Ginásio Tarcísio Bonfim, será a Final entre Djurtus F.C. e Tubarões Azuis.

O II Torneio Independência da Unilab, que teve início no dia 27 de agosto, foi organizado em comemoração às independências do Brasil e de Guiné Bissau, respectivamente nos dias 7 e 24 de setembro. A competição é uma ação da Pró-Reitoria da Graduação, através da Coordenação de Assuntos Estudantis (Prograd-CAE). A competição teve a participação de 125 estudantes que formaram três equipes de vôlei feminino, seis de vôlei masculino e nove times de futsal masculino.

Final do Vôlei Feminino entre Avassaladoras.com e Crocodilos

Jogadoras do time Avassaladoras.com comemoram a vitória de virada

A primeira disputa do dia, entre os times Avassaladoras.com e Crocodilos, foi de tirar o fôlego. As meninas do Avassaladoras.com começaram perdendo por 2 sets a 0 para o time Crocodilos. Mas as atletas motivadas não aceitaram o placar e começaram a reagir. Elas conseguiram encostar no placar e, para delírio da torcida, venceram o terceiro set.

As campeãs Avassaladoras.com

Nayara Raphaela destaca o empenho das Avassaladoras.com para a vitória

A virada emocionante foi muito comemorada pelo time. A capitã das Avassaladoras.com, Nayara Raphaela Fidelis, conta que o Avassaladoras.com vinha de uma série de derrotas, inclusive para o Crocodilos, antes de ir para a Final contra o mesmo time. Segundo ela, a vitória só foi possível após muito treino e obstinação de todas as jogadoras. “A gente começou na disputa desacreditada, ninguém botava fé na gente, sempre jogávamos com a torcida contra. Mas a gente não desanimou. Nós treinávamos à noite inclusive contra elas mesmas (jogadoras do Crocodilo). Não desistimos porque sabíamos que podíamos vencer e isso aconteceu”, comemora.

Os times 5 Estrelas e Integração F.C que disputaram a Final no Vôlei Masculino

Disputa pelo título de campeão no Vôlei Masculino

O segundo jogo do dia valia o título de campeão no Vôlei Masculino. Os times 5 Estrelas e Integração V disputavam cada ponto no placar. Ao final, o 5 Estrelas conseguiu a vantagem e fechou o jogo com 3 sets a 2.

Time completo do 5 Estrelas, campeão do Vôlei Masculino com o coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer (NUCEL), Jorge Marinho

Justino Ximenes, do 5 Estrelas

Justino Ximenes,  jogador do 5 Estrelas e de nacionalidade do Timor Leste, comemorou o resultado. Foi a primeira vez que ele disputou o Torneio Independência. “Não joguei o primeiro torneio. Agora, estou muito feliz. Foi um jogo muito difícil, disputado, mas a gente ganhou com o nosso esforço”, diz. Para Justino, a competição reforça a proposta de integração da Unilab. “Nós timorenses conhecemos muitos amigos aqui nos jogos. Esse torneio reforça a essência de cooperação da Unilab entre os países que falam língua portuguesa”, diz.

O aluno Anderson Marinho ajudou na organização do torneio

Quem também curtiu muito o II Torneio Independência foi o aluno Anderson Marinho. Ele é bolsista da CAE e ajudou na organização da competição e atuou como um dos árbitros da Final do Vôlei Feminino. “Participar desse momento e da implantação do Núcleo de Esporte e Lazer (NUCEL) tem sido uma alegria para mim”, diz. Ele destaca que apesar da rivalidade natural entre os times adversários, os participantes do torneio sempre demonstraram o espírito esportivo da solidariedade e do companheirismo. “Eles criaram aqui muitas amizades”, destaca.

Karla Fernandes e Ana Carla Morais se divertiram na torcida

As amigas e alunas da Unilab Karla Fernandes e Ana Carla Morais se divertiram na torcida durante a disputa da Final do Vôlei Feminino. Karla chegou a competir no vôlei, mas seu time não foi adiante na disputa. Ela, que é formada em educação física, destacou a importância da prática de esportes dentro da universidade. “Espero que no próximo torneio haja mais times, inclusive um time de futsal feminino”, diz. Carla não participou da competição, mas  também diz gostar de futsal. “Mesmo sendo eu melhor torcedora que jogadora”, ri.

A timorense Lizatória Joanico ficou na torcida

A timorense Lizatória Joanico Fernandes torcia pela equipe do Crocodilos na disputa do Vôlei Feminino. Apesar da derrota do time preferido, Lizatória diz que o Torneio da Independência serviu muito para a interação dos timorenses com alunos de outras nacionalidades. “Conheci muitos amigos aqui durante os jogos”, destaca.

Os campeões das modalidades de futsal e vôlei receberão trofeu e medalha. No futsal, também serão premiados com trofeu e medalha o melhor artilheiro e o goleiro menos vazado. A entrega aos vencedores do II Torneio Independência da Unilab será realizada na próxima segunda-feira (24) durante a festa de comemoração da Independência de Guiné Bissau, no anfiteatro do Campus da Liberdade.