Encontros discutem educação e relações étnicas

Data de publicação  24/09/2012, 10:33

Entre os dias 16 e 20 de novembro, serão realizados o III Encontro Estadual de Educação e Relações Étnicas e a VIII Semana da Pertença Afro-Brasileira, promovidos pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas (ODEERE) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Os eventos acontecerão no Campus de Jequié da UESB.

Com o tema principal “Legados Africanos, Afro-brasileiros, Indígenas e Quilombolas: avanços e perspectivas”, os encontros irão reunir pesquisadores e interessados discutir  sobre Educação das Relações Étnicas. Além da realização dos debates, o evento pretenderá fortalecer a implantação da lei 10.639/2003 e 11.645/2008; reforçar as políticas de ações afirmativas no âmbito universitário; promover um espaço de reflexão sobre os dilemas e impasses para a abordagem da História e Culturas africana, afrobrasileira, indígena e quilombola na educação; e contribuir na formação inicial e continuada de professores.

As propostas para submissão de trabalhos estão abertas até o dia 22 de outubro, atendendo às modalidades de pôster, comunicação oral, oficina, mostra de vídeo e fotografia e se vincular às seguintes sessões de comunicações:

– Educação das Relações Étnicas: currículo, formação e trabalho docente;

– Diversidade linguística, literatura e linguagem;

– Saúde das populações afro-brasileiras;

– Linguagens Visuais e Culturas: imagem, comunicação e radiodifusão;

– Artes, manifestações culturais, moda e corpo;

– Ações afirmativas, movimentos sociais e práticas jurídico-penais dispensadas aos afro-brasileiros;

– Populações Negras: gênero e diversidade sexual;

– Construção cultural dos povos brasileiros: territorialidade, histórias, culturas saberes e educação escolar dos indígenas, dos terreiros e dos quilombolas;

– História da África e experiências africanas na diáspora;

– Etnociência e diversidade cultural;

A taxa de inscrição tem o valor de R$ 15,00 para estudantes, membros de associações e movimentos sociais e de R$ 25,00 para profissionais. O pagamento deverá ser efetuado na secretaria do ODEERE ou no ato do credenciamento.

Informações em: www.uesb.br/eventos/odeere e www.odeereuesb.blogspot.com ou pelo telefone: (73) 3526.2669.