Paulo Speller toma posse como novo presidente do CRUC

Data de publicação  24/09/2012, 09:55

Paulo Speller, reitor da Unilab

O reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), Paulo Speller, toma posse, no próximo dia 28, às 10h, como novo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC). A solenidade acontece na sede da instituição, situada à Rua Silva Paulet, nº 334, em Fortaleza, no Ceará. Na ocasião, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Pereira Farias, assume como vice-presidente do CRUC. O reitor fica no cargo até setembro de 2013, como prevê o Estatuto do Conselho.

Para o evento, foram convidados a participar os reitores membros do CRUC, representantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), da Universidade Regional do Cariri (URCA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), além da UFC e da Unilab.

Desde maio deste ano, o reitor Paulo Speller assumiu o cargo de presidente do Conselho interinamente, após o término do mandato do reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Francisco de Assis Moura Araripe. Nesta última gestão, Paulo Speller era o vice-presidente do CRUC.

Dentre as atividades do presidente do CRUC, estão a convocação e mediação das reuniões do Plenário, a apresentação de proposta anual de orçamento, o exercício do poder disciplinar, o zelo pelo patrimônio e pela aplicação dos recursos do Conselho e a solicitação das Universidades para a indicação de docentes para composição das Comissões Técnicas Interuniversitárias.

Conselho de Reitores das Universidades Cearenses

O CRUC é uma entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver a Educação Superior no Ceará. Criado em 15 de julho de 1992, o Conselho é constituído pelo Plenário, composto dos reitores, dirigido por uma presidência.

A partir do desenvolvimento das atividades, o CRUC pretende promover o intercâmbio de informações e experiências; captar recursos humanos, técnicos e financeiros para a Educação Superior do estado; além de formular políticas unitárias para a Educação Superior no Ceará.