Professor português doa livros à Biblioteca da Unilab

Data de publicação  24/09/2012, 11:34

Livros são doados à Biblioteca Universitária

O professor da Unilab Hugo Consciência Silvestre, recém-chegado de Portugal, doa duas obras de sua autoria, “A Gestão Pública: Modelos de Prestação no Serviço Público” e “Metodologia para a investigação social”, à Biblioteca Universitária. Hugo Consciência Silvestre é licenciado em Sociologia do Trabalho, mestre em Gestão e Administração Pública, ambos pela Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP), e doutor em Ciências da Administração, e especializado em Gestão Pública pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, em Portugal.

O livro “A Gestão Pública: Modelos de Prestação no Serviço Público” é resultado da sua tese de doutorado e apresenta as principais questões da atualidade sobre a área, discutindo ideias de autores clássicos como também as grandes linhas teóricas da reforma do setor público. A análise aborda ainda os pressupostos de intervenção do Estado e esta influência para a implementação e avaliação das políticas públicas. O autor aprofunda, principalmente, no modelo gestionário, mostrando as variações deste modelo ao longo dos anos.

A obra “Metodologia para a investigação social”, coordenado por Hugo Consciência Silvestre e Joaquim Filipe Araújo, conta com a participação de pesquisadores que atuam em universidades portuguesas. Esta obra é um manual que fala de forma clara e objetiva sobre metodologia de pesquisa em Ciências Sociais. O livro pode ajudar estudantes e professores, já que serve de guia aprofundado para as investigações.

Sobre as publicações, o autor explica: “infelizmente, faltam textos escritos em português (em Portugal), principalmente sobre o tema de metodologia e administração pública. Os livros apresentam as últimas teorias desenvolvidas na área, além de testes e resultados”. Em outubro, será lançada a obra “Coletânea em Administração Pública”, coordenada pelo professor Hugo e por Joaquim Filipe Araújo. Um quarto livro já está sendo produzido, que trata sobre políticas públicas.

A nova rotina na Unilab

Professor Hugo Consciência Silvestre

Hugo é o primeiro representante de Portugal a fazer parte do quadro de docentes da Unilab. Ele leciona as disciplinas de ‘Teoria da Administração Pública’ e ‘Metodologia Qualitativa’ para estudantes do curso de Administração Pública.

“É tudo muito diferente, nem melhor nem pior, apenas diferente”. Ele conta o que espera das atividades que serão executadas ao longo do trabalho na universidade. “Quero investigar, escrever livros e utilizar o que estou investigando em sala de aula, tentando conciliar a investigação e a docência e partilhando conhecimentos”, explica. De acordo com ele, não há diferenças na metodologia de ensino que ele vai adotar aqui e a que ensinava em Portugal. “Na sala de aula não tem sido diferente. São aulas de discussão das teorias a partir de exemplos práticos”, revela.