Unilab servirá de modelo para implantação de novas universidades africanas

Data de publicação  24/09/2012, 09:50

A Unilab servirá de modelo para a implantação de quatro universidades em África, segundo o Embaixador do Benin da Unesco, Olabiyi Yai. O reitor Paulo Speller participou de uma reunião na sede do MEC, em Brasília, para tratar desse assunto no dia 11 de setembro. O encontro contou com as presenças da subchefe da Assessoria Internacional do Ministério da Educação, Auriana Diniz; do Embaixador do Benin no Brasil, Isidore Monsi, e do Embaixador do Benin da Unesco, Olabiyi Yai.

O objetivo dos embaixadores do Benin foi conhecer a experiência da Unilab e de outras universidades recém criadas no Brasil para ajudar na condução do processo de implantação das novas universidades africanas. Eles pretendem buscar caminhos para o estabelecimento de um trabalho conjunto entre a União Africana, a Unilab e a UNESCO para a constituição destas instituições. A UNESCO participará da concepção e formação dos quadros para estas universidades.

O reitor Paulo Speller apresentou aos participantes da reunião como se deu o processo de implantação e o estágio atual da Unilab. Destacou a importância da relação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e o interesse do Brasil em ampliar a atuação da Unilab em outros países de África, em especial com o Benin.

O reitor destacou ainda a importância de a Unilab ter conseguido, em seu primeiro ano de funcionamento, estruturar o Campus da Liberdade, em Redenção, e ter dado início à construção dos outros dois campi (Auroras e Palmares); ter implantado sete cursos de graduação nas cinco Áreas de Estudo e ter lançado os primeiros cursos de pós-graduação. Paulo Speller ressaltou também a aprovação e início das articulações, junto à CPLP, do projeto para a constituição de uma Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (RIPES), que será a principal via de atuação internacional da Unilab em cooperação com outras instituições dos países parceiros.

Após a discussão, foram definidos alguns encaminhamentos, como a elaboração de um programa específico com o Benin, para o intercâmbio de professores e estudantes na Unilab; realização de uma reunião entre os Embaixadores do Brasil e do Benin na UNESCO para discussão da colaboração do Brasil na implantação das quatro universidades africanas; e a articulação com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza, para fortalecer a relação entre a Unilab e o Benin a partir de um projeto do qual a Unilab já é parceira e trata da divulgação e a reconstrução do conjunto cultural e histórico afro-brasileiro na cidade de Porto Novo, em Benin, onde vivem comunidades remanescentes de escravos libertos no Brasil (afro-brasileiros) que retornaram ao país de origem.