Professor da Unilab apresenta pesquisas em Workshop de Biocatálise e Biotransformação

Data de publicação  25/09/2012, 15:40

De 02 a 05 de outubro, Fortaleza irá sediar o VI Workshop de Biocatálise e Biotransformação 2012. O professor do Curso Ciências da Natureza e Matemática da Unilab e pesquisador na área de Química, Aluísio Marques da Fonseca, vai apresentar dois trabalhos no evento acadêmico: “Reações de biocatálise através de sistema de células íntegras e de enzimas imobilizadas dos talos do mamoeiro (Carica papaya)” e “O uso de enzimas imobilizadas da água de coco (Cocos nucifera) em reações de acetilação”. O VI WKBiocatBiotrans 2012 será realizado Hotel Ponta Mar Hotel, na Beira Mar de Fortaleza.

O professor Aluísio Marques usa o conceito da “química verde” em suas pesquisas

Aluísio Marques explica que as duas pesquisas usam o conceito da chamada “química verde” que busca na realização de processos químicos o uso de substâncias naturais, como plantas, para substituir agentes nocivos ao meio ambiente e ao homem. Segundo ele, as duas pesquisas de sua autoria têm como objetivo produzir, através da inovação tecnológica, substâncias a partir do talo do mamoeiro e da água de coco que tenham aplicação na indústria farmacêutica, têxtil e de biodiesel.

Segundo o professor, a pesquisa com o talos de mamoeiro é realizada em parceria entre Unilab, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade do Recôncavo Baiano (UFRB). Já a que usa água de coco tem a parceria entre UFC e UFRB. Mais informações sobre o VI Workshop de Biocatálise e Biotransformação 2012, acesse o LINK.