Unilab assina convênios com mais três universidades de Portugal

Data de publicação  25/09/2012, 19:02

A missão do reitor Paulo Speller a Portugal, entre os dias 17 e 21 de setembro, rendeu mais três convênios com universidades portuguesas: Aveiro, Évora e ISCTE – IUL (Instituto Universitário de Lisboa). Agora, a Unilab já mantém parcerias oficiais com cinco instituições de ensino superior portuguesas. Além das mencionadas, há convênios assinados também com as Universidades de Lisboa e de Coimbra.

Reitor Paulo Speller e a pró-reitora de Relações Institucionais da Unilab, Selma Pantoja, com reitorado da Universidade de Aveiro

Encontro com reitorado da Universidade de Évora

Encontro no ISCTE-IUL

O primeiro compromisso foi na Universidade de Aveiro. Acompanhado da pró-reitora de Relações Institucionais da Unilab, Selma Pantoja, Paulo Speller se encontrou com o reitorado da universidade portuguesa, de onde partiu o convite para a celebração do convênio. Na sequência, Paulo Speller e Selma Pantoja foram recebidos pelo reitorado da Universidade de Évora e ISCTE-IUL.  Todos os convênios são protocolos de intenção para projetos gerais, com maior interesse na área da pós-graduação (Mestrado e Doutorado), em parceria com instituições dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor Leste. As universidades portuguesas visitadas já atuam nesses países.

Segundo o reitor Paulo Speller, “até o começo do ano que vem os projetos estarão prontos. O próximo passo é buscar apoio da Capes e das outras instituições parceiras no contexto da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, para viabilizar as propostas”.  Para o reitor, a missão foi muito produtiva e vai permitir uma série de ações programáticas com as universidades parceiras, que já têm expertise na cooperação com as instituições africanas e do Timor.

BIOCANT, em Cantanhede/Portugal

Durante a missão a Portugal, Paulo Speller visitou a cidade de Cantanhed, ligada ao Distrito de Coimbra. O reitor conheceu o BIOCANT Park, o primeiro parque de biotecnologia em Portugal, cujo objectivo é patrocinar, desenvolver e aplicar o conhecimento avançado na área das ciências da vida, apoiando iniciativas empresariais de elevado potencial.

Murade Murargy, secretário executivo da CPLP

Durante a viagem, Paulo Speller teve uma audiência com o novo secretário executivo da CPLP, embaixador moçambicano Murade Murargy, que no último dia 25 de maio de 2012, visitou a Unilab na cerimônia de comemoração de 01 ano de atividades letivas da universidade. Paulo Speller também foi recebido pelo embaixador brasileiro na CPLP, Pedro Mota.