Professor da Unilab participa de encontro sobre estética contemporânea

Data de publicação  27/09/2012, 11:00

Professor Ivan Maia

O recém-empossado professor da Unilab, Ivan Maia, da Área de Humanidades e Letras, ministra a palestra “Transitando na fronteira entre poesia e filosofia – metáfora e conceitos”, dentro da programação do I Colóquio Internacional: Problemas das Fronteiras Geopolíticas e Geoartísticas, que acontece nos dias 27 e 28 de setembro, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Campus de Ondina. A palestra será realizada nesta sexta-feira (28), às 14h30.

De acordo com Ivan Maia, o evento vai discutir a estética contemporânea nas mais variadas linguagens, como cinema, fotografia e performance, problematizando os aspectos políticos da arte, como as relações étnicas e gêneros musicais e artísticos. A apresentação do professor, que tem como base a sua tese de Doutorado, discute principalmente o trabalho desenvolvido pelos filósofos Friedrich Nietzsche e Gilles Deleuze. “A minha pesquisa faz uma análise da relação entre metáfora e conceitos de alguns pensadores, a partir da condição política e artística da contemporaneidade”

O I Colóquio Internacional: Problemas das Fronteiras Geopolíticas e Geoartísticas faz parte de uma série de grandes eventos – Colóquios Retina 2012 – que acontecem até o dia 01 de outubro em Salvador, Bahia. O encontro é realizado em uma parceria entre a Université Paris 8 e a Universidade Federal da Bahia, representada pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC). Os Colóquios, promovidos pelo grupo RETINA.Internaciotional (Recherches Esthétiques & Théorétiques sur les Images Nouvelles & Anciennes), pretendem refletir as problematizações contemporâneas referentes às fronteiras geopolíticas e geoartísticas. O I Colóquio Internacional: Problemas das Fronteiras Geopolíticas e Geoartísticas é o sétimo encontro do RETINA.International em 2012 sobre o ciclo de pesquisa FRONTIERES.

O evento acontece no auditório do Pavilhão Glauber Rocha – PAF III – UFBA, Campus de Ondina. Não é necessário fazer inscrição. A entrada é franca e os certificados serão entregues a partir do dia 04 de outubro, no IHAC-UFBA.

27/09

17h30 – Palestra de abertura: Séparer & unir – prof. dr. François Soulages – Université Paris 8

18h15 – Mesa 1: O limbo das artes contemporâneas – prof. dr. Alberto Olivieri – PPGAV/UFBA/Faculdade Ruy Barbosa

Micropolíticas das fronteiras: a arte do lado de fora – prof. dr. Joaquim Viana Neto – IHAC/DMMDC/PPGAU/UFBA

28/09

14h30 – Mesa 2: Territórios sonoros – música urbana e tecnologias livres – prof. dr. Cristiano Figueiró – IHAC/UFBA

Transitando na fronteira entre poesia e filosofia: metáforas e conceitos – prof. dr. Ivan Maia de Mello – UNILAB

Fronteiras étnicas e imagens – prof. dr. Edson Dias Ferreira – UEFS

Aberturas e atravessamentos: poéticas da ação na Arte hoje – prof. dra. Elisa Campos – EBA/UFMG

Exposição: Fronteiras geopolíticas (Franz Aabaa)

Informações no SITE do evento.