Reitor da Unilab, Paulo Speller, é empossado na presidência do CRUC

Data de publicação  28/09/2012, 14:58

O reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Paulo Speller, foi empossado na presidência do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC) na manhã desta sexta-feira (28). A solenidade aconteceu na sede da entidade, no bairro Meireles, em Fortaleza.

A mesa solene foi composta pelo ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberto Cláudio Frota Bezerra; pela reitora da Universidade de Fortaleza, Fátima Veras; pelo ex-reitor da UECE e ex-presidente do CRUC, Francisco de Assis Moura Araripe; pelo reitor da UFC e vice-presidente empossado do CRUC, Jesualdo Farias; pelo Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), René Barreira; pelo reitor da Unilab e presidente empossado do CRUC, Paulo Speller; pelo deputado estadual Professor Teodoro e ex-reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva) e da Universidade Regional do Cariri (Urca) e pelo reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio.

O primeiro pronunciamento foi do vice-presidente empossado do CRUC e reitor da UFC, Jesualdo Farias. Ele destacou que o estado vem avançando fortemente no número de instituições de ensino superior. “Agora o Ceará pode formar mais jovens na perspectiva de mantê-los no interior e, assim, fomentar o surgimento de novas lideranças, comprometidas com o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do estado”, enfatizou Jesualdo. Ele disse que uma das funções do Conselho de Reitores é discutir a educação superior no Ceará e propor soluções. “Espero contribuir e honrar essa vice-presidência e assumo o compromisso de me dedicar ao máximo para ajudar nosso presidente (Paulo Speller)”, concluiu Jesualdo Farias.

Reitor Paulo Speller assina termo de posse

No discurso como presidente do CRUC, o reitor Paulo Speller destacou três linhas de ações básicas discutidas e aprovadas por todos os demais conselheiros. Primeiro, criar de forma integrada uma proposta para melhorar a qualidade da Educação Básica do Estado, em parceria com o Conselho de Educação do Ceará, Prefeituras e Governo do Estado. “O aspecto principal é a formação e valorização do professor e das condições de trabalho nas escolas. Podemos compartilhar nossas próprias experiências e também conhecer experiências de outras universidades”, disse Speller.

Outra linha de ação diz respeito ao compartilhamento das ações de internacionalização. “Seja no campo da pós-graduação, da pesquisa e também da mobilidade acadêmica, pode atuar de maneira integrada”, destacou o presidente. A terceira proposta de trabalho é fomentar o ensino de línguas nas instituições do interior, com apoio da UFC e UECE que já tem tradição em programas de cursos de idiomas, como é o caso das Casas de Cultura Estrangeira da UFC.

Por fim, Paulo Speller fez um agradecimento aos conselheiros atuais e os que já passaram pela entidade, por ocasião do aniversário de 20 anos do CRUC.  “A criação do Conselho foi uma iniciativa louvável, que rendeu bons frutos ao Ceará. Vou honrar e levar à diante novas ações para o fortalecimento da educação superior do Estado. Nossa equipe está muito mobilizada”, concluiu o reitor.

O último a se pronunciar foi o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, René Barreira. “Quero destacar o papel estratégico das universidades para o desenvolvimento social e econômico do nosso estado. E quero prestar todo o apoio da Secitece à nova gestão no sentido de colaborar para a maior integração entre as instituições”, disse René.

Após os pronunciamentos e assinatura dos termos de posse, os convidados participaram de um coquetel comemorativo. Pró-reitores, professores, técnico-administrativos e estudantes da Unilab prestigiaram a posse do reitor Paulo Speller na presidência do CRUC.

Paulo Speller ladeado pelos estudantes da Unilab: Joana D´arc Feitosa, Ricardo Sanca e André Luiz.

Equipe da Unilab com reitor Paulo Speller e secretário René Barreira