Servidores são capacitados em oficina para procedimentos de protocolo no Sipac

Data de publicação  28/09/2012, 15:02

A Pró-Reitoria de Administração (Proad) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), através do Setor de Arquivo e Protocolo, realiza Oficina para Procedimentos de Protocolo no Sistema de Protocolo Unilab (Sipac). A capacitação reúne 33 servidores da Unilab. A oficina teve início na quinta-feira (27) e será concluída nesta sexta-feira (28). As aulas são realizadas no Laboratório de Informática do Campus da Liberdade, em Redenção.

Oficina para Procedimentos de Protocolo

A capacitação obedece à Portaria nº 1.042, de 17 de agosto de 2012 do Ministério da Educação (MEC) que estabelece as normas do Manual de Gestão de Documentos do órgão e das unidades a ele vinculadas. O Manual tem por objetivo uniformizar os procedimentos gerais referentes à gestão de processos e documentos, com a finalidade de criar bases para a implantação de sistemas informatizados unificados, bem como otimizar as rotinas administrativas e os serviços de protocolo no âmbito do MEC.

33 servidores estão sendo capacitados

A assistente em administração do Setor de Arquivo e Protocolo Jessika Alves, uma das facilitadoras da oficina, explica que o objetivo das aulas é capacitar os servidores da Unilab para gerir melhor os documentos da Unilab no Sipac. Nas aulas, eles aprendem a realizar todas as etapas de tramitação de diferentes documentos no sistema, tais como cadastrar processos, tramitá-los, despachá-los e arquivá-los. Também são facilitadores da oficina a arquivista Ione dos Santos, do Setor de Arquivo e Protocolo; e Manoel Mariano Siqueira, analista em Tecnologia da Informação, da Coordenação de Tecnologia da Informação.