Curso de Extensão “Aspectos da Cultura e História Africana” com inscrições abertas

Data de publicação  01/10/2012, 17:26

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE) da Unilab está com inscrições abertas para o Curso de Extensão Aspectos da Cultura e História Africana. Estão sendo ofertadas 40 vagas. As aulas serão realizadas aos sábados, das 9 horas às 13 horas, no Anfiteatro do Campus da Liberdade. O curso será coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Subuhana. A carga horária do curso é de 20 horas em cinco encontros. O primeiro encontro será no dia 6 de outubro. O curso se encerra no dia 17 de novembro.

Poderão se inscrever no curso representantes da comunidade universitária e da comunidade do Maciço do Baturité (estudantes e professores da rede pública de ensino e demais interessados). Os interessados devem enviar nome completo, nome do curso matriculado (caso seja estudante da Unilab), número do CPF ou RG e o número do celular para o email arteecultura@unilab.edu.br.

O objetivo do Curso “Aspectos da Cultura e História Africana” é construir junto dos alunos ações de formação inicial que permitam reconhecer a diversidade e a complexidade das sociedades africanas e desmistificar de vez o olhar negativo sobre a África e os africanos. Durante as aulas, será apresentada uma visão ampla sobre a África, abordando diversos aspectos do continente, como a cultura, a política, a economia, a geografia, desde o período pré-colonial até a atualidade.

Durante o curso, a principal proposta de abordagem do tema não será europocêntrica, uma vez que grande parte da bibliografia disponível sobre o continente perpassa pela visão europocêntrica que, de acordo com José Maria Pereira (1978), deriva do “colonialismo cultural”.

1ª AULA (06/10/2012)

Eixo temático I: Apresentação do curso

2ª AULA (20/10/2012)

Eixo temático II: África: o berço da humanidade

3ª AULA (27/10/2012)

Eixo temático III: Pilhações e resistências

4ª AULA (10/11/2012)

Eixo temático IV: Relações de gênero na África

5ª AULA (17/11/2012)

Eixo temático V: A Religião tradicional africana

Mais informações, acesse a Página da Extensão.